Grupo tenta mudar um pouco o panorama do que se vê em outros cursos na Universidades
Por Hugo Goes
foto: Arquivo Pessoal/Raissa Martins
Muitos cursos na UFF tem uma dinâmica de integração de seus alunos dentro deles. Uma das formas de promover essa integração é através das atléticas. É possível ver a atuação desses grupos em diversos cursos na Universidade, desde o Gragoatá até o Valonguinho, passando pela Praia Vermelha e pela faculdade de Direito.
Porém essa prática não acontece quando nos referimos ao curso de Serviço Social da UFF. Lá não existe uma Atlética, e sim uma Comissão de Esportes. Segundo Raissa Martins, que faz parte da comissão, essa foi uma forma encontrada de não dividir as atenções entre Atléticas e Diretório Acadêmico.
- As Atléticas tem uma criação histórica com o intuito de despolitização do movimento estudantil, para desmobilizar os centros e diretórios acadêmicos, competem contra o diretório acadêmico na recepção dos calouros, por exemplo. Já a comissão de esportes é vinculada ao diretório acadêmico, precisa ser tocada a partir da gestão, pois não é uma entidade separada. A gestão tem uma relação de controle, o que torna a comissão politizada, mobiliza a construção da ENESSO (Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social) e os espaços de luta.
A aluna do curso atua com o objetivo de organizar as atividades físicas e aulas esportivas com os estudantes do curso. Segundo ela o intuito é de construir e fomentar os esportes como espaço de socialização dos estudantes para além da sala de aula, que ajudem na manutenção da saúde mental dos estudantes, assunto que já foi abordado aqui no blog em matérias anteriores.
A Comissão tinha diversos planos para 2020, até para desenvolver mais os ideais dela, até por ser bastante incipiente. Contudo, assim como todo o mundo, os membros não contavam com a pandemia desencadeada pela COVID-19 e tiveram que frear quaisquer planos para desenvolvimento do grupo.
Dessa forma, podemos perceber aqui um modelo diferente de inclusão através dos esportes dentro da Universidade, um modelo que parece bastante interessante e deve ser levado a sério e entendido melhor por todos.

Parabéns pelo texto, Hugo! Gostei da escolha do tema, é legal conhecer um pouco mais sobre a área esportiva de outros cursos. É importante só ter cuidado com alguns erros de pontuação ao longo do texto. Além disso, como sugestão, acredito que seria interessante para essa matéria entrevistar outro aluno de Serviço Social, que não seja da Comissão, para ter uma visão de alguém de fora sobre o projeto e sua relação com os estudantes.
ResponderExcluirOi, Hugo. No último parágrafo eu tiraria o parece de deixaria só "um modelo bastante interessante...". O uso do "parece" me deu a sensação de opinião pessoal e sem ele o texto fica mais no moldes da objetividade (que não existe mas a gente finge).
ResponderExcluirAbraços