De Niterói para o mundo

O relato dos alunos do Colégio Pedro II de Niterói que conquistaram projetos internacionais.

por Fernanda Rebello

Foto: Fernanda Rebello

Entusiasmo, realização e esperança indicam parte dos sentimentos vividos por três estudantes do Colégio Pedro II de Niterói. A unidade do colégio localizada no Barreto teve o prazer de anunciar, no mês de outubro, que adolescentes que compõem o corpo discente conseguiram bolsas no curso de verão da universidade de Cambridge. A conquista dessas vagas se deu por meio de um concurso de redação em nível mundial realizado pelo Programa de Educação Imersiva (Immerse Education Program). Caroline, Louise e Savio garantiram suas bolsas para estudarem durante 15 dias na universidade do Reino Unido, num projeto que iniciará no dia 21 de Julho de 2021. 

O concurso foi voltado para jovens de 13 a 18 anos que estivessem na escola, seja ela pública ou privada. Diversas áreas foram disponibilizadas para que cada estudante escolhesse a de sua preferência, tais como Filosofia, Medicina, Escrita Criativa, Direito e muitas outras. Louise Willner, 17 anos, relata ter tido conhecimento sobre esse concurso por meio de uma pesquisa na internet acerca das oportunidades de bolsa no exterior. Sua escolha de curso foi voltada para a área de Relações internacionais, escrevendo, assim, uma redação a respeito da relevância da ONU no cenário atual. 

A conquista de 30% de bolsa no curso de verão causou a jovem um misto de emoções, como a mesma descreve: “De primeiro, eu fiquei muito feliz. Não estava esperando uma bolsa de 30%, mas poucos segundos depois a ficha caiu e eu comecei a me preocupar, fiquei pensando que não tinha como arcar com os outros 70%, então acabei ficando bem tristinha e desanimada”. A alternativa escolhida para suprir o dinheiro que a bolsa não cobria foi criar uma vaquinha online e vender rifas no valor de R$2,50. Louise conta que “tem dado muito certo” e que no momento grande parte do dinheiro já foi conquistado, mas ainda falta. 

Para Savio Dario, 17 anos, o percurso não tem sido muito diferente. O jovem que se interessou pelo concurso por meio de um grupo no Whatsapp sobre oportunidades fora do Brasil, ganhou 20% de bolsa a partir de uma redação escrita sobre a importância da Física. Para ele, “foi bem divertido” todo o processo de escrita, que envolveu estudar a História e ler livros e artigos de pesquisadores. 

O estudante relata: “Eu fiquei feliz em saber que o trabalho todo que eu tive tinha dado resultado, além de ter ficado muito preocupado em como conseguir o dinheiro necessário.” Da mesma forma que sua colega Louise, Savio optou por criar uma vaquinha online e dividiu a mesma em duas etapas. A primeira já foi conquistada com sucesso, agora ele está focado em compartilhar em suas redes a segunda vaquinha que irá lhe possibilitar a realização dessa grande conquista. 

Caroline Corrêa, 15 anos, por sua vez, conseguiu 20% de bolsa ao escrever sobre quem ela considerava ser a maior líder\modelo feminina no século XXI, na área referente a disciplina de Futuras Líderes Mulheres. A estudante diz ter sido gratificante saber que tinha capacidade de conquistar essa oportunidade, “eu fiquei extremamente feliz”. No entanto, infelizmente, ela não poderá viajar para concretizar esse sonho. Devido a pandemia do covid-19 ela ficará impossibilitada de embarcar para o Reino Unido, visto que faz parte do grupo de risco por ser diabética. “Acho que a parte mais benéfica foi que serviu para me mostrar que eu sou capaz e me fazer ter mais confiança em mim mesma.”, declara a jovem. 

Para os três estudantes o maior legado que essa grande conquista deixa é o de inspirar pessoas como eles, fazendo-as acreditar em seus potenciais. Louise expõe: “Bastante gente veio me falar que se sentiu inspirado e motivado pela história, percebendo que é possível uma estudante da rede pública daqui de Niterói (ainda que seja da rede federal) estudar numa universidade renomada como a universidade de Cambridge.” Savio reflete a dimensão da representatividade ao revelar: “A importância de mostrar aos outros estudantes que conquistar algo no exterior é muito possível”. De acordo com Caroline, o desejo é o mesmo “Mostrar que o esforço realmente pode te levar longe.”. Os jovens que estão apenas iniciando uma longa vida compreendem que grandes conquistas são provenientes de grandes sonhos. 

Para ajudar os estudantes que ainda estão arrecadando dinheiro basta acessar os links abaixo:

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-louise-a-chegar-em-cambridge

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/me-ajude-a-estudar-fisica-em-cambridge


Comentários

  1. O lead ficou excelente, conteve todas as informações necessárias para deixar o leitor contextualizado, me senti bem informado ao terminar de ler. E parabéns por colocar o link das vaquinhas dos alunos, pois além do perfil informativo confere uma condição de incentivo para se envolver com a causa.

    ResponderExcluir
  2. Que matéria fantástica! Realmente me prendeu como leitora por conta da língua utilizada. Meus parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário