O crescimento da roxinha

 Apesar das medidas de isolamento social, a plataforma de streaming Twitch aproximou os fãs de esporte e diminuiu a saudade cotidiana, mesmo que virtualmente, quebrando recordes de audiência.

Por Alexandre Melo



foto: TechTudo

Em março de 2020, quando o diretor geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou uma pandemia global do novo Coronavírus, muitos eventos e competições esportivas foram forçados a paralisar o calendário em prol do bem-estar de clubes e atletas. O tédio dos dias sem campeonatos ou partidas fez com que muitos torcedores tivessem que inovar na busca por entretenimento, o principal destino de boa parte do público esportivo foi a plataforma de streaming Twitch.tv, um website que tem como foco principal a transmissão de videogames, incluindo as principais modalidades dos e-sports, exibindo desde partidas, corridas, lutas, e debates esportivos até valiosos campeonatos online. O que se viu foi uma enxurrada de iniciativas esportivas na plataforma, que registrou um aumento significativo de audiência e minutos visualizados.

Os meses foram passando, o número de contas e telespectadores aumentando cada vez mais, e mesmo com a volta das grandes competições esportivas e seus diversos protocolos, a plataforma, popularmente chamada de “Roxinha” (cor da logo), continuou a expandir sua rede de usuários. Em Outubro desse ano, o site de streaming de games registrou a marca de 1,6 bilhão de horas assistidas, de acordo com o blog “StreamElements”. Todo esse sucesso chamou a atenção até mesmo de grandes personalidades, que fecharam parcerias para transmissões que atraíssem ainda mais audiência. Nomes esportivos como o do jogador de futebol Neymar e do ex-lutador Anderson Silva renderam ainda mais números para a plataforma, que ganhou influência no mercado.

Usuário da plataforma Twitch, o estudante de economia, pela Universidade Federal Fluminense(UFF), Rodrigo Nascimento acredita que essa disputa no mercado de streaming de games só tende a crescer: “Desde que eu comecei a consumir esse tipo de conteúdo a Twitch mudou muito, hoje ela é uma TV mesmo, com programação quase 24 horas, e com todo tipo de conteúdo, tem os games, claro, mas também estou acompanhando uma galera que entra ao vivo só pra bater papo, gerar debates, contar histórias, tudo isso com pelo menos umas 100 pessoas acompanhando diariamente. Esses números chamam atenção de anunciantes, movimenta o mercado, um grande exemplo disso é o Facebook, uma das empresas concorrentes da Twitch, que criou áreas específicas só pra esse tipo de transmissão. Essa expansão para novos mercados escancara a guerra por audiência, que com ajuda da propaganda vai atrair consumidores, que gerem dados, e, consequentemente, anunciantes que aumentam os lucros da empresa. Me lembra muito o início do mercado de aplicativos de comida.”

foto: joystickbrasil

 Para um futuro próximo, a plataforma Twitch precisa planejar como vai fazer para ganhar novas áreas, sem perder o apoio do nicho dos games que lhe sustenta, e que é responsável pela maioria das transmissões do website. Conteúdos como esportes tradicionais, música, educação, artes, são áreas de muito potencial por exemplo, e quem vem conquistando seu espaço na plataforma. Vale lembrar que a Twitch tem contrato de transmissão com competições esportivas importantes no cenário mundial, é o caso do Campeonato Espanhol e da Liga Brasileira de Basquete(NBB), ambos parcerias fechadas no ano de 2020, mas sem exclusividade de cobertura, ou seja, são feitos apenas alguns jogos pontuais. Dessa forma, a Amazon, dona da Twitch, tenta consagrar o conceito de Televisão na sua plataforma, que desde a sua criação até hoje, conta com uma boa “grade” de programação, com canais variados e conteúdos diários seja de manhã, de tarde ou de noite.


Comentários

  1. Gostei da construção do texto. Logo de cara há a explicação sobre o que se trata a plataforma, o que é importante para alguém que não a conheça tenha o contexto sobre o que será discutido durante a matéria, e não prejudique o seu entendimento durante a leitura. No mais, só tomaria um pouco de cuidado com o posicionamento de algumas vírgulas durante o texto, ou até mesmo outras que poderiam ser substituídas por ponto final. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário