A corrente do Rio do Bem

Projeto de UFFianas busca trazer visibilidade para causas sociais no Rio de Janeiro

Por Lara Diana

Vista aérea de prédios e água ao fundo

Descrição gerada automaticamente
Foto: Google

O Rio do Bem é um perfil no Instagram, criado na pandemia, que tem a intenção de divulgar causas sociais e criar uma corrente de boas ações. O projeto foi criado inicialmente por Luiza Maia, a uffiana de 21 anos, do sexto período de jornalismo, e é administrado em conjunto com Bruna Rangel, também aluna da UFF. O Alô, Gragotá conversou com a Luiza para saber um pouco mais sobre a conta e como ela surgiu. 

Ela conta que desde 2019 já pensava em um projeto para promover lugares do Rio de Janeiro, conversar com prestadores de serviços na cidade, mostrar as feiras que ela ama: “E então eu comecei a pensar na Rio do Bem, mas sem esse nome ainda. Quando, em 2020, começou a pandemia, todo mundo ficou muito sensível com o que estava acontecendo, e pensando em pessoas em uma situação muito pior, que perderam seus empregos, moravam em locais mais precários. Então, comecei a pensar vendo também os projetos sociais que estavam atuando nesse período e que seria muito importante divulgar esse trabalho que estava sendo produzido. Aí eu chamei a Bruna, minha parceira no projeto, para tocar a página comigo”. 

Atualmente, além de mostrar um pouco dos lugares do Rio e promover projetos sociais, o Rio do Bem também divulga sobre cultura e iniciativas culturais, como exposições e teatro. A página também fala um pouco sobre diversidade, incluindo pautas sobre deficiência e LGBTQIA+.

A identidade visual da conta surgiu como algo planejado por Luiza, que sempre gostou da área e fez um curso durante a quarentena, buscando representar o Rio como ele é. As cores iniciais, como o amarelo e laranja, foram selecionadas por serem cores fortes, que lembram o Rio. Toda a estética do Rio do Bem foi criada para representar a alegria da cidade e do estado como um todo, destacando-se a imagem do Pão de Açúcar, que é o símbolo da página, escolhido para falar e tocar no coração de todos.

A página foi criada durante a pandemia do COVID-19 e, para ela, foi o que realmente a motivou a tirar o projeto do papel. Com mais tempo e menos demanda no estágio por causa do home office, pôde pensar nas pautas, entrar em contato com os projetos e dedicar dias inteiros a postar e planejar conteúdo.

Como estudante e estagiária da Veja Rio, conciliar tudo isso com a criação do conteúdo para a página não é fácil: “Agora que eu trabalho com redação é loucura. O que eu tento é conciliar nos espaços de folga entre o estágio e entre as aulas, ou quando eu termino as aulas, antes de dormir, para ver o que a gente tem. A Bruna faz sempre dois posts por semana e eu normalmente faço um, e a gente tenta sempre fazer uma pauta do mês, tudo bem conversado entre a gente.”

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente
Foto: Reprodução Instagram @rio.do.bem

As principais metas para o futuro do projeto são: que ele possa atingir o máximo de pessoas, continuar trazendo visibilidade para as causas abordadas e criar séries diferentes. Um foco especial sobre outras cidades do estado do Rio de Janeiro, além de mais conteúdo sobre alguns bairros da cidade, com dicas mais diversas, são algumas novidades que poderão ser vistas futuramente na página.
 
O Mapa do Bem, iniciado esse ano, é uma das criações mais especiais do Rio do Bem. Um mapa que pode ser encontrado no Google Maps, com locais de iniciativas sociais do Rio destacados pelo projeto Rio do Bem: “No Google Maps, qualquer pessoa pode colocar o projeto, as informações, o endereço certinho, que todo mundo pode achar e ver. Acho que tem um potencial muito grande de fazer um mapa grandão do Rio de Janeiro, com todas as iniciativas sociais que existem, todas as ONGS, e acho que isso é um grande foco nosso”.

Para Stephany Mariano, uma das seguidoras da conta, o Rio do Bem é uma iniciativa muito necessária, principalmente no contexto atual do Brasil: “As informações, as dicas e as recomendações que elas dão são realmente de utilidade pública, então elas estão realmente criando aos poucos uma corrente do bem. Em tempos de pandemia, é ainda mais bonito ver um projeto como esse funcionando”. Para conhecer o projeto, é só procurar @rio.do.bem no Instagram. 

Comentários

  1. Gostaríamos de fazer parte e apresentar as ações que promovemos aqui no Parque Recanto do Trovador antigo jardim zoológico de Vila Isabel dentro da comunidade do Morro dos Macacos visite nosso instagran para conhecer nossas ações gratuitas que promovemos para geração de trabalho e renda para transformação de vidas desta comunidade. @Institutoieva

    ResponderExcluir

Postar um comentário