Após dois anos, Canto do Rio volta a disputar o Campeonato Carioca

Por Henrique Lima

Foto: Divulgação

Há dois anos o Canto do Rio jogava seu último Estadual, quando quase conseguiu o acesso para a terceira divisão, caindo nas semifinais para o Mageense. Depois do Carioca de 2018, encerrou sua participação nos estaduais. Porém, agora em 2021, o Cantusca volta a jogar o Campeonato Carioca na quinta divisão e busca o acesso com a parceria de uma grande empresa.

O Canto do Rio, clube histórico de Niterói, fundado em 14 de novembro de 1913, jogará a quinta divisão do estadual, que tem início previsto para maio deste ano. O clube que ficou de fora por dois anos volta com um projeto mais sólido dessa vez.

Entretanto, sua volta quase não foi possível. O CT Jair Marinho, no Clube Esportivo Mauá, em São Gonçalo, era o local no qual o Canto do Rio realizava seus treinamentos. Quando a parceria entre o Canto do Rio e Clube Mauá começou, o clube niteroiense reformou o campo principal e construiu outros anexos. Com a pandemia, o espaço foi cedido para a construção de um hospital de Base, para ajudar no combate da Covid-19. Com menos de um mês de uso, o hospital foi desativado, deixando o campo em péssimo estado e sem condições de treinamento. A situação pôde ser contornada com as obras nos campos anexos ao CT e a construção dos campos de futebol para que a equipe pudesse realizar seus treinos.

Foto: Arquivo pessoal/Raphael Soriano

Porém, o campo principal ainda continua inoperante. Segundo o assessor do clube, Raphael Soriano, as autoridades já foram contactadas, mas nenhuma atitude do poder público foi tomada, prejudicando o Canto do Rio.

O Cantusca tinha a ideia de reestruturar o departamento de futebol profissional depois do Estadual de 2018. A princípio, o time ficaria apenas um ano sem jogar, contudo, com o novo coronavírus, não foi realizada a Série C do Campeonato Carioca de 2020. Raphael afirma que esse tempo sem disputar a competição teve seu lado bom. “Conseguimos reestruturar e buscar algumas parceiras para poder viabilizar (o projeto) e vir forte”. 

O Canto do Rio está perto de fechar um contrato de uma parceria com uma grande empresa (ainda não divulgada) para poder viabilizar a Série C. “Planejar e se estruturar para chegar a uma Série A e até está participando de competições do cenário nacional", contou Raphael Soriano sobre os futuros planos. 

Com essa reformulação do time profissional, o uso da base será muito importante. O clube está retornando com as categorias sub-15, sub-17 e sub-20. Para o Estadual, o objetivo é montar um sub-20 forte para poder unir com o profissional. Raphael enxerga com bons olhos uma futura mescla entre as categorias. “Pegar os jogadores que já fizeram parte do Canto do Rio, montar um sub-20 forte para depois trazer alguns jogadores com um pouco mais de rodagem e experiência para mesclar a garotada com os jogadores mais experientes", contou.

Foto: Facebook Canto do Rio Futebol

Para essa volta ao Carioca, a meta para o profissional é única e exclusivamente o acesso. Segundo Raphael, o acesso é fundamental para dar continuidade ao planejamento.

Os torcedores do Cantusca estão animados para a volta do time ao estadual. A torcedora Neci Ana, que acompanha a equipe diariamente há quatro anos, afirma que a expectativa é grande. “Almejamos vitórias e crescimento para alcançarmos a elite do campeonato Estadual.”. Ela contou que ficar dois anos sem ver o Canto do Rio jogar foi ruim e que isso atrapalha o crescimento do clube.

De acordo com o jogador do Canto do Rio, Vitor “Bolt” Silva, “A base é muito importante em qualquer clube, pois é de lá que saem grandes atletas”. O atleta ainda complementa: “Ela será utilizada mediante a necessidade da equipe. Creio que podem subir muitos atletas para o Carioca, pois temos atletas muitos dedicados e capacitados para poder jogar o campeonato”. 

A motivação dos jogadores é alcançar os objetivos da temporada, e um deles é o título da Série C e, consequentemente, o acesso para a quarta divisão, mesmo tendo ficado de fora do Estadual por dois anos, o que para Bolt prejudicou muito. A principal meta do clube é a elite do futebol carioca e para isso acontecer não vai faltar dedicação nos treinos, garra e determinação.

O atleta ainda deixou um recado para os torcedores do Cantusca. "A torcida pode esperar muita dedicação, foco e força nos treinamentos. Nós vamos nos entregar totalmente nos treinos e nos jogos e pode ter certeza que, com um passo de cada vez, nós vamos chegar ao topo. Contamos muito com a torcida de vocês, e que nunca deixem de nos apoiar, pois vamos dar o nosso melhor".

Ainda sem data de estreia confirmada, o Canto do Rio segue sua preparação para voltar ao Campeonato Carioca, volta essa, tão aguardada por torcedores, jogadores e dirigentes.

Comentários

  1. Bela reportagem! Sou nascido e criado em Niterói. Tenho muito carinho pelo maravilhoso "Cantusca"! Valeu Henrique Lima!

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber sobre o retorno do Cantusca!
    Obrigado, Henrique Lima por me lembrar da história das minhas raizes! Ótima reportagem!👍🏻

    ResponderExcluir

Postar um comentário