Projeto social de São Gonçalo une futebol à educação com o intuito de ajudar crianças e jovens a melhorarem de vida
Por Yasmin Ramalho

Foto:Projeto Karanba (RJ)
“Muito mais que um esporte”. Foi com esta ideia em mente que o ex-jogador de futebol Tommy Nilsen fundou o Projeto Karanba em 2006. Localizado no bairro de Vista Alegre, na cidade de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, o projeto social já atendeu cerca de oito mil pessoas ao longo de quinze anos de atividades.
Tudo começou quando o idealizador resolveu criar uma iniciativa que auxiliasse crianças e jovens através do esporte. O nome “Karanba” surgiu de uma brincadeira com a palavra da língua portuguesa “Caramba”. Para o norueguês, esta era a melhor descrição de como ele se sentia quando viu a imensa desigualdade social e econômica no Brasil.
Para Nilsen, futebol e educação caminham juntos e, portanto, criar um espaço de acolhimento e apoio à vida escolar dos beneficiados parecia um processo natural. Desta forma, além dos treinamentos de escolinha de futebol, os alunos contam com curso de inglês, informática e reforço escolar. Há também o acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais às famílias envolvidas no projeto. É importante mencionar que todas as atividades são gratuitas e acessíveis a crianças a partir dos seis anos de idade.

Foto: Curso de Inglês - Projeto Karanba (RJ)
Assim como qualquer outro serviço em grande parte do mundo, o projeto social também teve que interromper suas atividades presenciais pelo período de nove meses, retornando apenas em janeiro de 2021 e seguindo rígidos protocolos de segurança no combate à Covid-19 com todos os envolvidos utilizando máscaras, fazendo uso constante de álcool em gel e respeitando o distanciamento social. Mesmo sem encontros presenciais, os alunos seguiram seus treinamentos e aulas de forma online, possibilitando assim a continuidade do trabalho já em desenvolvimento.
A visibilidade também é um ponto alto na iniciativa que já recebeu inúmeros prêmios pelo importante trabalho que vem fazendo, entre eles, a medalha ‘Orgulho do Rio’ oferecida pelo Jornal “O DIA” em 2011. Além disso, contam com muitas parcerias, principalmente fora do Brasil. Foi através desta colaboração que alunos e alunas tiveram a oportunidade de disputar campeonatos de futebol na Noruega, Suécia e Dinamarca.
Sorriso Oliveira, ex-integrante do projeto e atual lateral-esquerda do time feminino do Flamengo, relata experiências que vivenciou ao longo de sua participação.
“Cheguei no projeto em 2013, eu tinha 18 anos. Costumo dizer que o Karanba me ajudou muito como atleta, mas principalmente como pessoa. Pude estudar, fazer alguns cursos que sempre tive interesse e o Karanba me proporcionou isso”, conta a jogadora.
Sobre a vivência fora do país, Sorriso diz que foi algo que nunca imaginava viver até aquele momento.
“A experiência que eu trouxe lá de fora foi enriquecedora para minha formação profissional hoje. Foi minha primeira vez fora do país. Poder conhecer outras culturas, jogar contra times que são completamente diferentes dos daqui do Brasil foi algo extraordinário. Nos sagramos campeãs da Dana Cup e da Noruega Cup e eu conto para todos sobre esses momentos incríveis que vivi”, contou.
Além de jogadora de futebol, a lateral-esquerda está concluindo a faculdade de Administração e diz que está realizando um sonho de se formar em um curso do ensino superior.
“O Karanba mostra que para além do futebol vem a educação e eles conseguiram incluir perfeitamente os dois, andam lado a lado”, relatou a ex-integrante do projeto.
Sobre o futuro do projeto, Nilsen aponta que existem muitos sonhos.
“Realizamos tudo com os pés no chão, em passos pequenos. Assim que precisa ser. Sonho com um Karanba totalmente sustentável, com o hábito diário da mudança de vida. Não é só uma atividade esportiva, sem a educação formal, mas sim a capacidade de gerar a mudança de vida toda aqui dentro, com o jovem ficando dos seis aos 20 anos e saindo daqui capacitado para diversas áreas do mercado de trabalho”, contou o idealizador.
Dessa forma, o Projeto Karanba, um espaço de acolhimento e oportunidades, segue transformando a vida de centenas de jovens e ensinando que nunca é tarde para correr atrás de seus sonhos.
Comentários
Postar um comentário