Por Lohayne Borges
Foto: Facebook (@enactusuff1)
A Enactus UFF é uma organização estudantil de empreendedorismo social que tem como objetivo melhorar de forma sustentável a vida das comunidades de Niterói, através da ação empreendedora, sem fins lucrativos. Atualmente possui dois projetos: o Aiyra e o Obvia.Mente, e para integrar o time são aceitos alunos de todos os cursos da UFF, que ingressam através de um processo seletivo.
Em conversa com o Raphael Mendes, presidente da Enactus UFF, ele explicou que a estrutura da organização é dividida por núcleos: o administrativo e financeiro, o de gestão de pessoas, o de marketing, e por último o núcleo de pesquisa e desenvolvimento.
Foto: Intagram @projetoaiyra
Um dos projetos oferecidos é o Aiyra, que é voltado para mulheres empreendedoras de baixa renda. Ele busca fornecer capacitação, dar direcionamento aos negócios e ajudar a entender as fraquezas durante esse processo que é empreender, além de ensinar como fazer um plano de marketing e prestar uma espécie de consultoria. Raphael Mendes contou que na parte financeira o objetivo do projeto é conseguir um fundo para ajudar financeiramente essas mulheres, porque não só o conhecimento técnico é importante, mas também dinheiro para mercadorias. E para isso acontecer a ideia é fazer um microcrédito para essas mulheres empreendedoras em um futuro próximo.
Foto: Facebook Obviamente
Já o Obvia.Mente visa a inserção digital e bem-estar dos idosos, oferecendo mini cursos introdutórios como yoga, meditação e como usar o WhatsApp, tudo isso de forma totalmente virtual através da plataforma Think Fic. Os cursos têm como objetivo distrair e interagir com o público da terceira idade, pois muitos estão sozinhos por conta do isolamento e da pandemia. O projeto ficou como semifinalista do prêmio Sociedade Sustentável da Sumitomo Chemical, sendo escolhido para receber materiais especializados, bolsa-auxílio e treinamentos exclusivos para ajudar no projeto.
Para manter seu funcionamento, a Enactus Uff não possui um patrocínio fixo, mas sempre busca empresas e parcerias que acreditam e atendem o perfil de seus projetos, além de fazer rifas e promover algumas vendas para arrecadar fundos. Raphael explicou que a Enactus pretende se tornar um projeto de extensão, para que assim possa ter algum tipo de verba fixa garantida para seguir ajudando as pessoas através da ação empreendedora, pois por lá o compromisso é ser a mudança que se quer ver no mundo.
É possível encontrar a Enactus Uff em suas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn pelo nome do projeto. No dia quatro de abril foram encerradas as inscrições do processo seletivo para receber novos integrantes no time em 2021.1.
Comentários
Postar um comentário