Campeões da Areia: como o esporte transforma vida de jovens em Niterói

 Por Bernardo Pinho 

Foto: Reprodução https://queromoraremniteroi.com.br/

A prefeitura de Niterói se mobiliza com projetos sociais ligados ao esporte espalhados pela cidade. Apesar da pandemia, jovens têm se beneficiado com aulas e circuitos ao ar livre.

O esporte tem grande impacto na vida de todos, e os projetos sociais destinados a crianças e adolescentes são essenciais - isso é notável quando se observa que os maiores atletas do país foram descobertos através desses tipos de espaço. Os projetos sociais, realizados tanto por iniciativa pública quanto privada, têm um potencial imenso em relação à difusão de valores importantes aos participantes. Muitos dos que comparecem às aulas coletivas não teriam outra oportunidade de praticar atividades físicas se não as disponibilizadas pelos grupos responsáveis. 


Não é só nas olimpíadas de Tóquio que o Brasil está bem representado quando o assunto é vôlei de praia. Desde outubro de 2020, jovens das redes públicas e privadas de ensino da cidade de Niterói têm embarcado no projeto “Campeões de areia”. A iniciativa de uma parceria da Secretaria de Esporte e Lazer de Niterói (Smel) com o Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (Idec) começou com o intuito de suprir a ausência do espaço de lazer proporcionado pelas escolas, que estão fechadas em função da pandemia do covid-19. Além do volêi, o projeto conta com aulas de Beach Tennis, Beach soccer e Handebol de areia.

O projeto inclui preferencialmente alunos da rede pública de ensino, porém existem algumas exceções para jovens da rede privada. A seleção é feita de acordo com o desempenho escolar dos candidatos ou então, são escolhidos a dedo pelos educadores físicos das instituições de ensino. Com polos em Icaraí e São Francisco, o projeto tem suas práticas divididas entre o turno da manhã e da tarde para dar a chance de participação a todos. 

Lucas Brasil, professor de educação física atuante no projeto, destaca a disciplina adquirida pelas crianças durante sua participação. Segundo ele, o esporte além de estimular suas memórias motoras, auxilia também na socialização dos jovens: “Alunos que não falavam ou que eram extremamente agressivos hoje são pessoas completamente diferentes”. Além disso, o professor destaca a ótima relação de respeito e carinho que os profissionais envolvidos no projeto desenvolveram com os jovens.


Foto: Reprodução https://institutoidec.com.br/


Além dos esportes praticados nas praias de Niterói, as modalidades tiro com arco e badminton também estão sendo exploradas pelas autoridades locais. No Parque Esportivo e Social do Caramujo estão sendo disponibilizadas aulas coletivas desses esportes para moradores da comunidade. Além da gratuidade, as aulas oferecem segurança em relação às medidas de prevenção contra o Covid-19 para os frequentadores do espaço. 

A escolha das modalidades esportivas veio justamente da necessidade de um distanciamento, sem perder o hábito de praticar exercícios físicos. A equipe responsável está buscando outras alternativas tanto para a adaptação dos esportes ao cenário de pandemia quanto para trazer outros esportes considerados incomuns.


Foto: Reprodução http://www.niteroi.rj.gov.br/


Apesar da pandemia, a população de Niterói se desdobrou para continuar praticando exercícios físicos. As praias e os parques abertos têm sido um grande refúgio para a manutenção da saúde e para o desenvolvimento de projetos sociais que visam a integração de jovens através do esporte.

Comentários