Superando o preconceito: a popularização do Fisiculturismo no Brasil

Atualmente capaz de lotar o estádio do Maracanã, o fisiculturismo explode sua popularidade com números expressivos nas redes sociais

Por Caio Fagundes

Alvo de preconceito durante longos anos, o Fisiculturismo sempre foi um esporte marginalizado por parte da população. Corpos extremamente musculosos e sacrifícios intensos realizados por atletas profissionais e amadores possuem uma conotação negativa aos olhos de quem não conhece o real significado de “alto rendimento”. Nadar durante horas, correr em um sol escaldante ou ser golpeado na cabeça, são situações que fazem parte de modalidades que se enquadram nesse meio, porém, nenhuma delas sofre tanto preconceito quanto o culturismo.


Em entrevista ao Blog Alô, Gragoatá!, a atleta amadora e estudante de educação física da UFF, Victória Pereira de apenas 19 anos, contou um pouco da sua experiência: “Acredito que qualquer pessoa que já tenha competido ou esteja inserido de alguma forma no esporte, já tenha lidado com algum tipo de preconceito. Já sofri até mesmo por parte da minha família. As pessoas diminuem o nosso trabalho, dizem “é tudo bomba” e não sabem o quão trabalhoso é esse esporte, fico triste que diminuam nossas conquistas a troco de nada”, disse.


Foto: WN Fotografia / William Netto


Apesar da realidade descrita acima, o cenário atual é animador. Nos últimos anos, é notável o aumento do número de praticantes de musculação e consequentemente, o de consumidores da modalidade. Durante o último final de semana, uma live no aplicativo Instagram feita através de um smartphone atingiu um pico de mais de 80 mil pessoas simultâneas, mais que o suficiente para lotar o estádio do Maracanã. Era o evento “Tijuana Pro”, onde o atleta profissional Júlio Balestrin conquistou a terceira colocação em sua categoria. 


Foto: Reprodução Instagram


O canal “Growth TV” é um dos veículos de comunicação utilizados pela empresa de suplementos alimentares “Growth Supplements”, são 1,6 milhões de inscritos, além de mais de 200 milhões de visualizações, ao todo. Paralelamente, o canal “Renato Cariani” possui 2,7 milhões de inscritos e mais de 300 milhões de visualizações totalizadas, números que crescem em ritmo acelerado. Ao ser Questionada sobre esse movimento, Victória Pereira  comenta:


“O esporte tem crescido muito no Brasil nos últimos anos, é só observarmos a quantidade de atletas brasileiros se classificando para o Mr. Olympia, o maior campeonato de fisiculturismo do mundo, fico muito feliz vendo isso acontecer. Mas, ainda há um longo processo pela frente, pois os gastos e a dedicação necessária são enormes, um atleta de fisiculturismo está em preparação durante todo o ano. Sinto que serei recompensada por todo esse investimento”.


Natural de Niterói, Victória Pereira faz parte da nova geração do esporte e já brilha nos palcos amadores, demonstrando possuir um futuro promissor pela frente. No último sábado(17), Victória subiu nos palcos do Mr. Rio, evento realizado na Tijuca, Rio de Janeiro. Foram 5 troféus conquistados na competição, sendo vice-campeã em uma categoria e terceira colocada em outras quatro.



Foto: Reprodução Instagram

Comentários

  1. Parabéns pelo excelente texto,esclarecendo um pouco mais esse tipo de categoria esportiva. Parabéns Caio Fagundes !

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  2. Caramba, ficou muito bom esse seu trabalho Caio Fagundes!! Muito bem escrito, boas escolhas de palavras e um tema com bastante importância.
    Victória Pereira ,meus parabéns pelas suas conquistas,nunca desista dos seus objetivos ,te desejo todo sucesso.

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  3. Excelente matéria e muito esclarecedora!!!

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  4. Que as barreiras sejam quebradas e o respeito prevaleça acima de tudo. Lindo ver a dedicação ao esporte

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  5. Os canais de fisiculturismo no YouTube foram fundamentais para difundir o esporte e acabar com uma parte do preconceito. Ótimo texto irmão, boa sorte para a Vitória.

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