Considerado Patrimônio Cultural, o Campo de São Bento revela a importância de espaços verdes em ambientes urbanos
Por Jenyffer Vidal
Foto: Reprodução site Plantão em foco
O Parque Prefeito Ferraz ou popularmente conhecido como Campo de São Bento, é o maior parque público com área verde do bairro de Icaraí, no município de Niterói. É um lugar que recebe cotidianamente diversas pessoas em busca de lazer, apreciação da natureza, realização de atividades físicas e outras atividades. Em seu mosaico interno, o Campo abriga o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, parquinho infantil, lagos artificiais com chafariz, um memorável coreto, e aos finais de semana, uma grande feira de artesanato.
Projetado em 1850 pelo paisagista belga Arsène Puttemans, foi idealizado como um “Jardim inglês” remetendo à estética romântica do século XVIII. Já sua inauguração aconteceu sob gestão do prefeito João Pereira Ferraz, que concluiu a obra e deu seu nome ao parque. Em 1986, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) tombou o Coreto do Campo como um marco do Romantismo Popular. Já o tombamento do Campo São Bento aconteceu em 1990.
Foto: Reprodução @campodesaobento
De acordo com Vitor Blanco, estudante de Produção Cultural, o Campo tem seu valor cultural não só por ser um espaço público, mas também pelas possibilidades de interação que ele traz, uma vez que, “Possui um ótimo espaço para atividades físicas, como caminhadas, corridas, além de ser acolhedor e trazer certo contato com a natureza no meio de tantos prédios no bairro de Icaraí, e, também é um ótimo espaço para crianças correrem e brincarem.”.
O estudante ainda diz que o local traz várias lembranças da época que tinha acabado de se mudar para Niterói e frequentava o Campo. Ele complementa dizendo que “foi uma ótima oportunidade de conhecer novas pessoas e fazer novas amizades.”.
Além de ser um ótimo espaço para lazer, o local representa um bem estar urbano e um equilíbrio ecológico. A arquiteta, Luiza Sanz, frequentadora assídua do Campo São Bento, destaca que “todo bairro merecia um Campo de São Bento proporcional e condizente às necessidades da população do entorno. Uma elevada cobertura vegetal contribui para um ar menos poluído, mais fresco, um microclima agradável [...] O que quero dizer com isto é que as ações isoladas até podem surtir um efeito positivo, mas ações combinadas, pequenos espaços públicos de qualidade, pequenos Campos de São Bento espalhados pela cidade, seriam muito mais eficazes para a qualidade de vida dos citadinos e para a cidade como um todo.”.
Luiza também considera que praças e espaços públicos como o Campo são ainda mais requisitados no momento em que vivemos, por isso, ela salienta que “É preciso repensar a oferta de locais públicos de lazer, contemplação e reunião ainda mais durante e após o mundo pandêmico. Nossa relação com a rua, com a cidade se torna ainda mais necessária e urgente. [...] Niterói é uma das cidades com o maior IDH do Brasil e tem tudo para ser ainda melhor para a população”.
Foto: Reprodução @sanzluiza
Por toda história e cultura, o Campo de São Bento carrega uma inestimável importância para Niterói. Locais como esse são de extrema importância não só para cultura, são também catalisadores sociais, ou seja, podem influenciar novas dinâmicas sociais, além da relevância como fragmentos de espaços verdes em meio à malha urbana.
Matéria interessante
ResponderExcluirAmei a matéria!
ResponderExcluirTemos sim, que valorizar estes pontos históricos e naturais de nossa cidade.
E, ainda temos muita riqueza turistica que creio, muitos ainda não as conhecem, para serem explorada e com responsabilidade socioambiental.
Não conhecia, já coloquei no roteiro para conhecer.
ResponderExcluirJenyffer, adorei a matéria! Não conhecia o parque, e agora estou doida pra fazer um piquenique lá. Gostei muito da escrita, parabéns!
ResponderExcluirLugar lindo!
ResponderExcluirTantos lugares lindos que temos, mas são poucos falados e explorados .