Relembre a história dessas conquistas
Por Vítor Sousa
Na última terça , 17 de agosto, duas atletas da AACS (Atlética de Artes e Comunicação Social da UFF), concederam entrevista ao blog Alô, Gragoatá!, contando suas experiências praticando esportes pela UFF.
Foto: AACS/Thiago Machado
A primeira entrevistada foi Carolina Lopes, formada em jornalismo , que fez parte da equipe de handebol feminino de 2015 até 2020, participando da campanha que trouxe o título do JUCS 2015 (Jogos Universitários de Comunicação Social). Ela destacou esta competição, pois foi a primeira que participou, além de contar um pouco mais sobre a preparação e os fatores que foram determinantes para essa medalha de ouro.
A ex-uffiana fala como foi a sensação de ganhar pela instituição em que estudou e representou em quadra, contrastando com os treinos antes e depois daquele JUCS: “Foi incrível, na hora a gente nem sabia como comemorar direito. E parece que o título foi mais especial por causa de todo aquele contexto. Ninguém conhecia a gente direito, foi uma surpresa. Lembro direitinho também da sensação de ouvir a torcida gritar, cantar, vibrar com a gente. Foi muito especial pra gente aquele JUCS. A gente teve pouco tempo pra treinar até o primeiro JUCS, foram alguns meses. É até engraçado pensar que nos primeiros treinos a gente nem sabia direito o nome uma das outras. Mas o Luciano, que era nosso técnico, fez um trabalho muito legal. Depois do JUCS a gente continuou treinando, e agora sabendo que a gente podia sim, chegar longe.”
Questionada sobre qual foi o combustível para conseguirem o sucesso, ela disse: “A motivação do nosso técnico, a nossa vontade de jogar e ganhar aquela primeira competição. O primeiro jogo a gente ganhou com um placar bem elástico e aquilo ajudou a dar uma motivada também. E na semifinal a gente ganhou do time favorito, que era a UFRJ, num jogo super equilibrado, nervoso e decidido nos 7m. Depois daquilo a gente foi pra final muito motivadas. Mas realmente foi o conjunto todo e também nosso próprio desempenho durante a competição, os jogos foram passando e a gente foi crescendo.”
Por fim, deixou um agradecimento: “Agradeço a todas que já passaram e que estão no time, aos técnicos que já tivemos e nossa comissão técnica atual. O handebol é muito importante na minha vida e esse time me deixa emocionada só de lembrar tudo que já vivemos.”
Foto: AACS/Thiago Machado
A segunda entrevistada foi Sara Machado, estudante do curso de Produção Cultural e participante da equipe de futsal medalhista de prata no JUCS 2018. A conquista foi inédita e importantíssima, dada a grandeza da competição. A atleta falou sobre a preparação, o orgulho em representar a UFF e o que motivou o time na campanha.
Ao mencionar a preparação, destacou que o ano foi diferente, devido à mudança de técnicos entre os anos de 2016 e 2018 e pouco tempo de treinamento, a equipe conseguiu sucesso graças à três fatores: “a permanência do time-base de 2016/2017, maior número de atletas da equipe indo ao JUCS e a participação na competição, no ano de 2018, de algumas jogadoras que ajudaram o time a ficar mais forte e competitivo.”
Contou também como foi ganhar uma medalha pela UFF: “A sensação é de satisfação. Jogar futsal é um prazer e poder representar a UFF - que me proporcionou tantas coisas boas - é motivo de orgulho pra mim.”
Ela falou também sobre esse feito tão importante: ”A equipe esteve sempre muito unida durante a competição, com muita vontade de vencer. Vejo tudo isso como a consolidação e continuidade de um trabalho que iniciou-se anteriormente e que somado a experiência do técnico que esteve presente conosco na competição, que soube aproveitar o melhor do time nos principais momentos, nos ajudou a tomar as melhores decisões dentro de quadra, de modo a vencer os confrontos que tivemos e chegar à final mesmo com todas as questões adversas que tivemos durante o semestre. E apesar de não ter vencido a competição na nossa modalidade, tivemos uma participação em final e medalha inéditas.”
Para finalizar, pontuou: “Agradeço pela oportunidade não só de responder às perguntas, mas também de ter feito parte desse time que me proporcionou tantas alegrias, bons momentos e amizades. Espero que em um futuro livre de pandemia as competições possam retornar e mais pessoas possam ter a experiência de ir e competir em um JUCS. E além disso, que venha o tão desejado ouro com a Malu Pena como técnica. Enquanto o retorno não é possível, desejo saúde e vacina para todas as pessoas.”
Foto: JUCS
Comentários
Postar um comentário