Como a promoção da cultura influencia na vida da população, apesar de possuir poucos incentivos, especialmente durante a pandemia
Por Carolina Grobberio
Foto: Reprodução do site cidade de niterói
É possível viver de Arte no Brasil? Essa é uma das questões mais debatidas em um país que não privilegia os seus artistas, impactando nos que sonham em seguir carreira na área. Para mudar esse cenário, a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói, anunciou um investimento de 5 milhões de reais no mercado cultural, privilegiando editais de Audiovisual. Com a pandemia, espetáculos e apresentações foram suspensos, afetando aqueles que vivem da prática e, também, os que a estudam, assim essa iniciativa propõe um estímulo à transformação desse quadro.
Anunciado no início de agosto de 2021, os editais que beneficiam o Audiovisual fazem parte do projeto Niterói Cidade do Audiovisual, que promete empregar diversas ocupações, desde atores até assistentes, para os que sofreram com efeitos da pandemia. A proposta inclui produções em áreas carentes, sendo a maioria filmada em Niterói, além de filmes de longa e curta-metragem e um festival internacional. O investimento pretende estimular a economia nesse setor, e dar oportunidade para que niteroienses divulguem seus talentos.
Foto: Reprodução do facebook CINECLUBE do Décimo 10º
Um dos projetos apoiados no edital é o Cineclube, e o Espaço de Cultura A Casa foi um dos beneficiados com a aprovação. A Casa é um ambiente que tem como objetivo a democratização da cultura, através da leitura, do teatro, da dança, entre outras atividades. Angela Lombardo, coordenadora da Casa, conta que, em função da pandemia, não consegue mais atender as crianças e os adolescentes que usufruem das modalidades oferecidas na organização.
“A Casa não tem uma estrutura para garantir segurança nas atividades, não tem como garantir o álcool em gel suficiente, o distanciamento necessário e a higienização do imóvel”, ela relata. Dessa maneira, vários estudantes sofrem com a interrupção dos exercícios oferecidos pela instituição, dando uma pausa na vida artística. Angela ainda aponta que a Casa “nunca recebeu nenhum auxílio da Prefeitura ou do Governo, e somente agora o Cineclube foi aprovado por meio de um edital”.
Foto: Reprodução do facebook Espaço de Cultura A Casa
A falta de investimentos é um fator que atinge pontualmente quem pensa em seguir carreira profissional envolvendo as Artes. A Uffiana Kézya Alexandra, que já fez dança, teatro e música, relata que sente falta de incentivos para ser artista. “Várias vezes faltou verba para manter a academia onde eu fazia jazz e tivemos que mudar de local. Quase sempre nós precisávamos pagar a locomoção para apresentar em algum evento e até mesmo pelos figurinos”, ela declarou.
A estudante de Jornalismo explica que “Você descobre um talento, trabalha duro no aperfeiçoamento dele, cria expectativas de ser reconhecida e descobre que as oportunidades para isso acontecer são mínimas”. Para ela, “Não é questão de esforço, mas sim de falta de incentivo, de investimentos. Acho que isso só acaba contribuindo para que a arte seja sempre elitista”.
Foto: Reprodução do site niterói.rj.gov.br
Nesta sexta-feira (13) de agosto, a Prefeitura de Niterói abriu as inscrições para a captação de recursos via Lei de Incentivo Fiscal do município (recursos do ISS). O edital ISS 2021 foi publicado no Diário Oficial, visando prestigiar, preservar e impulsionar as diferentes marcas artísticas na cidade. Para essa iniciativa, três milhões de reais foram reservados, portanto percebemos que Niterói dá um passo para alterar a realidade sobre falta de fomento na esfera cultural, especialmente em meio à pandemia.
As inscrições para o processo de seleção para o edital de Incentivo à Cultura estão abertas até dia 18 de setembro às 18 horas. Elas serão realizadas gratuitamente por sistema eletrônico disponível no Portal de Serviços ao Cidadão da Prefeitura de Niterói (www.servicos.niteroi.rj.gov.br) e as dúvidas poderão ser sanadas pelo número de Whatsapp 9977-19582 e pelo e-mail: incentivofiscal.niterói@gmail.com.




Comentários
Postar um comentário