A importância da reabertura do Caminho Niemeyer para a região

Após 1 ano e 4 meses fechado devido a pandemia da Covid-19, o espaço é reaberto ao público

Por Mayara Dias

Foto: Felipe Hanower / Agência O Globo


“O caminho Niemeyer une etnias e classes sociais diferentes, e por não ter um preço, facilita que pessoas de todas as idades frequentem o local, principalmente para famílias com crianças em desenvolvimento, é uma ótima opção de lazer”, disse a moradora de Niterói, Maria Gabriela Citeli, de 21 anos. Ela frequentava constantemente o espaço com seus amigos antes da pandemia da Covid-19, que conta com a presença do ilustre pôr-do-sol, uma das atrações que mais cativam o público.

O Caminho Niemeyer reabriu no dia 3 de julho de 2021, após mais de um ano fechado, devido ao decreto do lockdown da Covid-19, que entrou em vigor no dia 26 de março de 2020. A área é conhecida por diversas produções culturais e práticas de lazer, mas com o isolamento social, as atividades foram pausadas, e nesse recomeço, medidas do “Novo Normal” foram implementadas. O ambiente agora funciona somente aos finais de semana e feriados, de 7h às 19h, respeitando a capacidade máxima de 500 pessoas, e possui funcionários da prefeitura averiguando a temperatura na entrada e oferecendo álcool em gel aos frequentadores, que deverão estar usando máscara de proteção facial. As demais partes do local estão disponíveis à sociedade para visitação com horários estabelecidos.

Sem a pandemia, a localidade possuía diariamente um público que praticava atividades como andar de patins, skate e bicicleta, e realizavam piqueniques, rodas de música entre outros. O Caminho também detém de um cronograma de eventos próprios, como exposições, apresentações musicais e culturais com artistas locais, com o intuito de valorizar e estimular a própria comunidade, o que permite o encontro de diferentes faixas etárias no espaço, gerando uma maior democratização da cultura e do lazer. O ponto fica localizado no endereço Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, no Centro de Niterói, mas abrange a Praça do Povo, no Centro de Niterói, até a Estação do Catamarã no bairro de Charitas.

O complexo de obras foi planejado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, nos bairros litorâneos na cidade de Niterói, e fazem parte do conjunto arquitetônico: a Fundação Oscar Niemeyer, o Memorial Roberto Silveira, Teatro Popular Oscar Niemeyer, Praça Juscelino Kubitschek, Reserva Cultural, Museu de Arte Contemporânea (MAC), e a Estação Catamarã de Charitas. Grande parte da população desconhece a dimensão que abriga o Caminho, e acaba frequentando a área cotidianamente sem possuir tal conhecimento.


Foto: Alex Tour viagens-Maquete digital dos edifícios do Caminho Niemeyer.


Depois da população precisar se adaptar com novas formas de entretenimento, visto que não podiam ir às ruas, o retorno do local de lazer fez sucesso. A estudante Maria Gabriela revelou que as expectativas são grandes para a reabertura do espaço, e que respeitando as medidas sanitárias do Ministério da Saúde, vai ser a melhor maneira possível de voltar a frequentar o  lugar. Desse modo, aos poucos o povo da região vai se adaptando às atuais circunstâncias e retomando sua rotina  de forma segura, tanto para saúde mental quanto para a física.
 


Comentários