Desvendando os mecanismos responsáveis pelo funcionamento da Astrologia e quebrando mitos que são repassados na internet com astrólogos de Niterói
Por Carolina Grobberio
Foto: Montagem por Carolina Grobberio de arquivos diversos
“Caiu na rede, é peixe.” Esse é um ditado que os escorpianos levam no coração, ou assim é o estereótipo do signo. Nessa perspectiva, cada signo contém suas próprias características definidas, contudo, na realidade, não é bem assim que funciona. Os astrólogos explicam que não é só o signo principal que é importante, mas sim o conjunto da obra, no caso o mapa astral. Dessa maneira, levar o conhecimento correto é necessário, afinal cada mapa possui suas particularidades e reduzir os signos a determinadas personalidades é uma suposição ingênua. Assim, quando o assunto é Astrologia, encontramos diversos tipos de pessoas: os entusiastas, os que só sabem o signo solar, e aqueles que não acreditam de forma alguma.
O astrólogo residente em Niterói, Victor Parussolo, define que a “Astrologia é uma linguagem, um oráculo, que se baseia em olhar para pontos importantes do céu, analisando os astros, trazendo uma configuração através de uma linguagem específica, a fim de trazer clareza sobre coisas que acontecem no mundo ou com pessoas de forma individual.” Segundo ele, a Astrologia é baseada na Lei da Correspondência: o que está em cima é como o que está embaixo e o que está embaixo é como o que está em cima. Conhecidos pela maioria, o primeiro pensamento quando a Astrologia é citada são os dozes signos do zodíaco: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Além disso, é possível classificá-los por elementos, como Ar, Terra, Fogo e Água.
Foto: Carolina Grobberio
Mesmo com o aumento do interesse por Astrologia nos últimos tempos, Victor relata que “Infelizmente ainda é algo focado apenas no signo solar (mensal). Porém, estou lutando para conscientizar as pessoas sobre o que é realmente Astrologia.” O astrólogo faz vídeos para a plataforma TikTok e posta conteúdos no Instagram voltados para a área.
Em vista disso, olhar somente para o signo solar não é totalmente correto, é preciso, também, analisar o mapa astral como um todo. Nelma Guerra, astróloga de Niterói com 30 anos de experiência, esclarece que prefere chamar de mapa natal. “Alguém nasce e você vê como o céu estava naquele momento, variando por dia, hora e cidade. Depende do fuso, da latitude e da longitude”, ela revela.
A astróloga continua, “O mapa mostra as suas potencialidades e as suas limitações. Às vezes, temos uma potencialidade que não sabemos. Você pode investir nas suas potencialidades, crescer, melhorar, e expandir. E, também, as limitações, têm coisas que não são para você fazer, algo que você teima, insiste e não faz nunca, porque você não nasceu para fazer aquilo. O mapa é determinista. É o seu destino. Agora, a maneira como você usa as energias ali dispostas é que entra o seu livre arbítrio.” Ambos os astrólogos, Victor e Nelma, concordam que o mapa é uma forma de autoconhecimento.
Foto: Carolina Grobberio
Outro ponto a ser discutido é a visão negativa que alguns possuem sobre a temática, alegando que não acreditam ou não gostam do assunto. Ao ser questionada sobre preconceito contra a Astrologia, Nelma declara que existe sim esse prejulgamento, principalmente daqueles que dizem não crer. Ela contrapõe que a "Astrologia não é crença, é um estudo. Como você pode dizer que não acredita num estudo, se você nunca estudou aquilo?”
Nelma prossegue, contando que, geralmente, são os astrônomos que começam a estudar a Astrologia com a intenção de derrubá-la, contudo eles acabam se tornando astrólogos. Ela finaliza seu raciocínio, defendendo que “A gente pode não saber o que vai acontecer exatamente, mas a gente sabe que é alguma coisa.”
Foto: Carolina Grobberio
Alguns dos livros recomendados pelos astrólogos foram: Conhecimento da Astrologia de Ana Maria Ribeiro, Astrologia, Psicologia e os Quatro Elementos de Stephen Arroyo, Introdução a Astrologia Ocidental de Marcos Monteiro, livros de Clélia Romano e livros de Claudia Lisboa. E, também, foi mencionado por Nelma um site chamado Astro, no qual oferece a possibilidade de calcular e descobrir mais sobre o seu mapa natal, além de funcionar como um portal que reúne diversos astrólogos e suas opiniões.
Mais informações: TikTok e Instagram de Victor Parussolo em @victorparussolo, e Instagram da astróloga Nelma Guerra em @guerra.nelma
Comentários
Postar um comentário