Circuito Cervejeiro de Niterói: uma parceria da UFF com a prefeitura para ampliar a cultura cervejeira da cidade

A conhecida habilidade de Niterói para a cultura cervejeira trouxe à tona a ideia de criar um circuito cervejeiro no município 

Por Thainá Feijó


Foto: Retirada do site https://www.setedias.com.br/


Para quem mora em Niterói também  para quem não mora e tem gosto por cervejas artesanais, não tem como deixar de conhecer o projeto que está em andamento na cidade. O circuito cervejeiro vai possibilitar que turistas e moradores tenham acesso não só aos pontos turísticos, mas também à cultura cervejeira presente no município. 


Não é de hoje que a cidade de Niterói é reconhecida pela fabricação de cervejas artesanais. No ano de 2019, o ex-prefeito Rodrigo Neves assinou um decreto que autorizava a criação do selo Niterói Cervejeiro, que tinha como objetivo incentivar a produção cervejeira no município, gerar empregos e, principalmente, uma produção de qualidade. 


A fim de divulgar o talento da cidade para a cultura cervejeira, no começo  desse ano, o projeto de “Diagnóstico, Qualificação e Formatação para um Circuito Cervejeiro de Niterói - RJ” começou a ser desenvolvido. A ideia teve origem a partir da proposta do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), da Prefeitura Municipal, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Euclides da Cunha. 


“A ideia surgiu a partir da ascensão e o destaque da cidade de Niterói no que diz respeito à cultura cervejeira. A cidade possui um grande número de marcas de cervejarias artesanais já consolidadas no Brasil, tornando-se referência e um grande polo cervejeiro”, afirma o coordenador do projeto, Lélio Galdino Rosa, também professor e coordenador do curso Superior de Turismo em Hotelaria da UFF.  


            Foto: Instagram oficial do projeto / @caminhocervejeironiteroi


De acordo com o coordenador, a equipe foi escolhida a partir da especialização de cada um nas áreas de roteirização, guiamento, gestão e planejamento turístico, sendo todos atuantes nos cursos de Tecnologia em Hotelaria e/ou  Bacharelado em Turismo. Sendo assim, é composta por um bolsista de mestrado, dois bolsistas de graduação e um voluntário de graduação, todos estudantes da UFF. 


A parceria entre a UFF e a prefeitura de Niterói no desenvolvimento desse projeto tem como propósito ajudar a cidade a superar a crise econômica além de disseminar a cultura cervejeira niteroiense. Destaca o coordenador: “pensar a organização de um circuito de visitação turística desse pólo, podendo até estar agregado aos atrativos turísticos da cidade, se revela uma oportunidade na dinâmica econômica, da imagem turística, de lazer, bem como benefícios para a cidade de Niterói e sua comunidade local”. 


Segundo Lélio, o Circuito Cervejeiro tem o objetivo de “pesquisar, discutir e promover a cultura cervejeira no município de Niterói e sua relação com a hospitalidade e o turismo, tendo como resultado a organização de um polo cervejeiro e a formatação de um novo produto turístico, um circuito turístico cervejeiro”. Ele ainda acrescenta que o incentivo à execução e à organização dos locais de recepção vão favorecer a participação e a inclusão do público interessado


      Foto: Instagram oficial do projeto / @caminhocervejeironiteroi


Mapa cervejeiro de Niterói

Foto: Retirada do site oficial do projeto / https://caminhoscervejeiros.com/


No mês de agosto, abriram as inscrições para o curso de Formação e Capacitação em Atendimento e Serviços Cervejeiros. O curso tem a finalidade de capacitar profissionais do setor atuantes em Niterói e conta com vários módulos. Tendo como produto final a formatação do circuito cervejeiro, Lélio destaca que, “além da qualificação dos envolvidos com cursos para aprimoramento dos serviços relacionados ao setor cervejeiro   que era uma das nossas metas o projeto já fez o levantamento e mapeamento dos empreendimentos”. 


“Feito o levantamento, todos foram mapeados em um mapa interativo que futuramente irá compor o circuito cervejeiro de Niterói. Após o levantamento e mapeamento, o passo que está em andamento é o diagnóstico das condições apresentadas pelos empreendimentos no que tange a compor um polo cervejeiro que atenda às demandas de um mercado”, finaliza o coordenador do projeto. 


Mais informações: https://caminhoscervejeiros.com/ / https://www.instagram.com/caminhocervejeironiteroi/ 


Comentários