O Programa de Universalização de Línguas Estrangeiras da UFF está com inscrições abertas até 12/09
Por Letícia Simeão
Foto: Reprodução de (instagram.com/sriuff/)
O PULE - Programa de Universalização de Línguas Estrangeiras - oferece cursos de idiomas gratuitamente a alunos de Graduação e Pós-Graduação da UFF buscando a promoção igualitária de oportunidades. Alunos da Graduação que fazem parte de programas de assistência estudantil ou ingressaram através de ações afirmativas possuem prioridade no processo seletivo. As inscrições online se encerram no dia 12 de setembro e devem ser feitas no site da SRI.
São oferecidos cursos de alemão, espanhol, francês, inglês para alunos de qualquer campus, além de italiano e chinês para alunos de Niterói, com a duração de 6 semestres. Além disso, o material didático é oferecido gratuitamente e precisa ser devolvido em bom estado de conservação ao final de cada ciclo para que outros alunos possam reutilizá-lo.
Cada vez mais o mercado de trabalho exige conhecimento em idiomas, um investimento que pode estar além das possibilidades de muitos alunos. O PULE presta um serviço de extremo valor para esses estudantes. Pedro Cardoni, que formou-se em francês, também lembra que o certificado do curso serve como horas complementares e diz que se sentiu motivado visando melhores chances na carreira e pela carga cultural que uma nova língua traz. O aluno Hiaggo Machado, que estudou alemão, afirma que a maior motivação para aprender uma língua estrangeira é buscar oportunidades no exterior.
O programa esteve entre os 51 finalistas do International Green Gown Awards e disputou na categoria “Next Generation Learning and Skills”, um prêmio muito importante para o reconhecimento de iniciativas voltadas para educação e redução de desigualdades coordenadas por universidades do mundo inteiro. Para a professora de inglês, Gabriela Muniz, proporcionar o ensino de um idioma de forma gratuita é algo muito relevante. “É uma excelente opção para quem quer se aprimorar na carreira, mas não tem como pagar um curso”, afirma ela. Para a também professora de inglês Priscila Pacheco, o diferencial do curso é a força de vontade dos alunos: "O PULE tem uma energia diferente de qualquer curso de idiomas, porque todos os alunos estão lá totalmente comprometidos”.
As aulas acontecem aos sábados de manhã, mas por conta da pandemia estão acontecendo remotamente desde o ano passado.
Para mais informações acesse: (https://app.uff.br/sri/cadastro/sign_in).
Comentários
Postar um comentário