Essa não é a primeira exposição virtual da sala multimídia anexa ao Teatro Municipal de Niterói, dessa vez eles deram espaço ao chargista friburguense Vinicius
Por Ayam Fonseca
Foto: Arquivo pessoal Vinicius
A oportunidade de realizar a exposição veio através de Teca Nicolau, diretora e curadora da Sala Carlos Couto. A mostra virtual será no dia 29 de setembro, às 18h e acontecerá através das redes sociais da Sala Carlos Couto. A exposição contará com charges e caricaturas do artista.
Marcos Vinicius Cabral Camello, ou simplesmente Vinicius, nome adotado em homenagem à Vinicius de Moraes e pelo qual o artista assina suas obras, fará neste mês a sua quinta exposição individual, sendo essa a sua estreia em uma exposição virtual. Vinicius acredita que essa mostra terá um número maior de visitantes, por se tratar de ser uma exposição online, o que traz mais comodidade e praticidade para que as pessoas interessadas possam conhecer a exposição.
Desde pequeno fã de quadrinhos e com um impulso natural para os desenhos, o artista conta que aprendeu a desenhar de forma autodidata, desenvolvendo sua arte sempre que podia e onde quer que fosse, deixando suas gravuras em cadernos, folhas e até mesmo nas carteiras do seu colégio, ele passava seu tempo lendo, observando e consumindo grandes ilustradores, chargistas e caricaturistas e pegava um pouco de cada um. Contudo, o chargista confessa que não sente orgulho em ser autodidata, na visão dele todo artista deveria estudar arte e se especializar, algo que ele não foi capaz de fazer devido a sua condição financeira.
Vinicius relata que suas 4 exposições anteriores foram de grande importância para sua carreira e serviram como aprendizado para ele. Logo de cara a sua primeira exposição foi no Maracanã, expondo 30 caricaturas dos maiores jogadores que haviam pisado no gramado do estádio. Sua segunda exposição veio a convite do fluminense para comemorar o centenário do clube. Na sua terceira exposição o clube homenageado foi o flamengo, seu time do coração. Essa mostra veio a convite de um amigo que era responsável pela coordenação do evento, eles já haviam trabalhado juntos na sua primeira exposição, no Maracanã.
Sua exposição mais recente foi no Abrigo de Bondes em Niterói, também a convite de Teca Nicolau, dessa vez fugindo do tema esporte, expondo ilustrações de diversas personalidades, como artistas, políticos, atores e cantores.
Foto: Arquivo pessoal Vinicius
Vinicius, que além de artista tem o jornalismo como profissão, se sente privilegiado por conseguir unir suas 3 paixões: futebol, jornalismo e ilustração. Em 2014, Vinicius ilustrou um livro sobre o flamengo, o “Da lama ao tri”, livro que conta a história da conquista do clube na Copa do Brasil de 2013, e foi coautor do livro “150 curiosidades de Copas do Mundo”. Para o futuro, Vinicius planeja uma exposição itinerante, que rode os grandes estádios do Brasil, com quadros pintados a óleo de grandes nomes do futebol brasileiro.
Com a pandemia de coronavírus, exposições virtuais têm se tornado comum, e não só a Sala Carlos Couto aderiu a esse método de divulgar arte.O MAC (Museu de Arte Contemporânea) realizou em abril a sua primeira exposição virtual. Como é tudo feito pela internet,o risco de contágio é nulo para os visitantes e possibilita um acesso 100% seguro à arte.
A exposição de Vinicius poderá ser vista pelo Facebook e pelo Instagram da Sala Carlos Couto.



Comentários
Postar um comentário