Semana da Mobilidade Niterói 2021 acontecerá entre os dias 18 e 26 de setembro

A 9ª edição do evento que celebra a Semana Nacional de Trânsito tem como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” e contará com atividades gratuitas

Por Camila Saggioro


Foto: Instagram.com/acessibilidadeniteroi


A Secretaria de Acessibilidade de Niterói em parceria com a NITTRANS e o projeto Niterói de Bicicleta divulgaram, na última semana, o tema e a data da Semana da Mobilidade deste ano. O tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” será trabalhado ao longo da semana entre os dias 18 e 26 de setembro. Diversas atividades de conscientização estão programadas para acontecerem de forma gratuita a todos os niteroienses.

O tema escolhido não foi por acaso. Yago Andrade, Subsecretário de Acessibilidade de Niterói, afirma que “90% dos acidentes no trânsito acontecem devido ao fator humano, portanto, a responsabilidade de cada um pode realmente salvar vidas.” Porém, o objetivo da Semana não se restringe apenas ao cuidado no trânsito. “Com diversas ações de conscientização, o objetivo da campanha é chamar atenção da sociedade sobre os deslocamentos do dia a dia e experimentar novas maneiras de se locomover, de compartilhar modais e de praticar a integração entre estes meios”, disse.

A lista completa de atividades gratuitas será divulgada no site Niterói de Bicicleta, porém Yago já adianta que “o evento colocará em debate questões relativas à educação, planejamento e infraestrutura, como forma de esclarecimento e implementação de estratégias para melhorar a qualidade de vida.” A Semana da Mobilidade deve seguir o exemplo da Semana da Juventude, que aconteceu no último mês de agosto, contando com atividades de forma híbrida, devido a pandemia da Covid-19. As últimas edições do evento contaram com workshops, oficinas, panfletagem e palestras.

Para Pedro Amaral, estudante da UFF e ciclista há alguns anos, a Semana da Mobilidade significa uma possibilidade de conscientizar as pessoas em geral sobre a organização e respeito no trânsito. Ele destaca a importância de ações voltadas para a bicicleta. “Como ciclista mais experiente, para nós age como facilitador. Um espaço de ciclovia, por exemplo, te dá a garantia de mais respeito e conforto quando se utiliza a bicicleta. Contudo, acho que o efeito maior é de incentivo para quem não tem o costume.” Uma das propostas dessa Semana é justamente incentivar o maior uso das bicicletas.


Foto: Instagram.com/niteroidebicicleta


A ong Bike Anjo Niterói, uma rede de voluntários que realiza ações em prol do ciclismo, já é bem familiarizada com a Semana da Mobilidade. “Nós estivemos presentes na reunião virtual sobre a Semana da Mobilidade de Niterói a convite da prefeitura, assim como em anos anteriores, porém por conta da pandemia não podemos executar várias ideias! Elas ficam guardadas para outra oportunidade, porém, adiantamos que estaremos presentes em atividades online da Semana de Niterói sim e pretendemos retornar em breve, assim que todos nossos voluntários estejam duplamente vacinados”, afirma Vivian Garelli, voluntária da organização.

Esses projetos de conscientização no trânsito e incentivo a práticas responsáveis têm surtido efeito em Niterói. De acordo com o NITTRANS, em 2013 houve 4971 acidentes na cidade, em contraste com 873 em 2020. Porém, é importante que essas campanhas continuem. “Sempre fui bem cauteloso, então nunca sofri nenhum tipo de acidente, mas tenho relatos de amigos próximos e conhecidos que utilizam a bicicleta e já sofreram acidentes leves no trânsito de Niterói”, conta Pedro.

As informações de como participar das atividades serão divulgadas no site da prefeitura e na página da NITTRANS nas redes sociais. Pedro conclui dizendo que “espero que seja uma semana enriquecedora, que possa trazer conscientização para a população e para os motoristas de Niterói, que estão sempre enfrentando um trânsito que é bem difícil. Se tiver alguma atividade interessante, eu com certeza participaria, principalmente aquelas voltadas para o ciclismo, inclusive levaria um amigo ou o avisaria, caso fosse online.”


Comentários

Postar um comentário