O retorno da Atlética de Artes e Comunicação Social às quadras

 Por Ana Carolina Ferreira


Foto 1: Montagem das modalidades AACS.

Reprodução: Via Instagram @aacsuff



13 de março de 2020, em nota oficial, a Atlética de Artes e Comunicação Social (AACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF) declarava a suspensão dos treinos e eventos devido à pandemia do coronavírus. 27 de abril de 2020, divulgação do projeto “falta menos 1 dia”, que tem como objetivo lembrar que é só uma questão de tempo até "tudo voltar a ser como era antes do isolamento social". Recentemente, depois de muita espera e esperança, em 8 de novembro de 2021, em um cenário de avanço da vacinação no município de Niterói, foi anunciado o retorno dos treinos presenciais da AACS.


No período entre a primeira e a última nota, a AACS da UFF organizou-se de forma diferente. Com os Jogos Universitários de Comunicação Social (JUCS) cancelados, a Atlética interrompeu seus treinos presenciais por tempo indeterminado. Para manter a interação, os exercícios e encontros passaram a ser mediados por aplicativos de mensagens e reuniões online.

Felizmente, o aumento da interação tecnológica impulsionou, também, a criação de uma nova modalidade: e-sports, competições organizadas de jogos eletrônicos. Essa divisão engloba os seguintes jogos: Counter-Strike Go, League of Legends, Clash Royale, Fifa 20 e Valorant. De acordo com Victor Garcia, Diretor de Marketing da modalidade, a ideia de criar a AACS E-sports já era cogitada, mas a quarentena e o crescimento dos jogos competitivos online impulsionaram esse processo, que foi bem aderido pelos alunos. Por enquanto, a divisão permanecerá remota, pois treinos presenciais não são viáveis devido à falta de equipamentos e infraestrutura. 


No cenário atual, foi anunciado através das redes sociais da AACS, no dia 8 de novembro, o retorno dos treinos presenciais das modalidades. Apesar de ser um grande avanço para a Atlética, ainda é necessário seguir medidas de segurança, como o uso obrigatório de máscara, uso de álcool em gel e apresentação do comprovante de vacinação.


“Saudade” é a palavra que resumiu o sentimento dos atletas durante o período de isolamento. De acordo com Carolina Lopes, integrante do time de Handebol Feminino “Já estávamos pensando nesse retorno há um tempo, mas como nem todo mundo estava vacinado ainda, não nos sentíamos seguras. Agora que já está mais tranquilo para voltar, estamos bem felizes de poder matar a saudade dos treinos, de bater uma bolinha e jogar de novo”.


Foto: Arquibancada da torcida da AACS.

Reprodução: Via Instagram @liloliveira


Apesar do retorno das atividades físicas da AACS, ainda não foi confirmada oficialmente a realização do JUCS. De acordo com o coordenador geral das modalidades Hernandes Santos, a Atlética está funcionando com seus treinos presenciais considerando a ocorrência do evento, que acontecia anualmente no mês de junho. 


Ainda que a sensação seja de triunfo sobre uma batalha vencida — a quarentena —, o coordenador também se pronunciou sobre a possibilidade de interromper os treinos presenciais por conta da variante ômicron, que surgiu na África do Sul e já está presente em todos os continentes. “A gente está vendo as notícias, estamos vendo sobre essa possibilidade [de cessar os treinos presenciais]. Vamos logicamente usar o bom senso, se os atletas não se sentirem à vontade, não vamos cobrar nada de ninguém. Estamos trabalhando com o cenário de hoje [...] Se a UFF não considerar o retorno presencial no próximo período, talvez a gente tenha que parar as atividades presenciais”, afirmou Hernandes.


No meio esportivo, é muito importante para os atletas trabalhar em equipe, montar estratégias e treinar nos lugares apropriados. O isolamento foi necessário para preservar a saúde de todos, mas também é muito relevante para a AACS voltar a se reunir presencialmente. Entretanto, isso só pode ser possível se também estiver cumprindo todas as normas declaradas no informativo publicado nas redes sociais da Atlética, ao anunciar a volta dos treinos presenciais. Algumas modalidades não são viáveis no período remoto, pois dificuldades como a falta de equipamentos, de espaço, e da supervisão do treinador sobre os movimentos do atleta, podem atrapalhar o desempenho do time. Logo, é nítida a importância da volta dos treinos presenciais se estes - é claro - não colocam em risco a saúde pública. 


Atividades que estão de volta às quadras: 


  • Futsal Masculino:

Dia e Horário: Às segundas, 20h00.

Local: Vila Olímpica da Mangueira.


  • Futsal Feminino:

Dia e Horário: Aos sábados, horário variando de acordo com a disponibilidade do clube.

Local: Fonseca Atlético Clube.


  • Vôlei Masculino e Feminino:

Dias e Horário: Aos sábados, 10h00.

Local: Instituto Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC).


  • Handebol:

Dias e Horários: Aos sábados, 8h00.

Local: Instituto Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC).


As modalidades cheerleading e basquete retomam os treinos no mês de dezembro.

Para consulta pública, Instagram da AACS: https://www.instagram.com/aacsuff/


Comentários