Retorno das atividades administrativas da UFF: impactos do remoto no atendimento à comunidade acadêmica

Por Carlos Albuquerque


Enquanto o sistema administrativo da UFF declara que “a instituição atendeu o seu papel no período remoto”, a comunidade acadêmica afirma que o atendimento se tornou uma “péssima experiência”. Em março de 2020, com o início da pandemia do coronavírus (SARS-COV-2), a reitoria da UFF (Universidade Federal Fluminense) anunciou o adiamento do período letivo em 30 dias. Contudo, pela situação pandêmica se agravar, naquele ano, as aulas começaram apenas em setembro, em um período remoto e sem a presença física de alunos na Universidade.

Após o encurtamento de quatro semestres letivos em 1 ano e meio. No final de 2021, as atividades presenciais retornam a passos lentos, de modo que se preserve a saúde de todos os envolvidos na Fluminense, bem como garantir os recursos para a manutenção das unidades físicas.

A pandemia de COVID-21 afetou diversas áreas da instituição, incluindo a administrativa. Por exemplo, os sistemas de contato com a UFF, com o início do isolamento social, passaram a ser feitos somente via e-mail e, ainda em Novembro de 2021, continua operando apenas nesse modelo – que acaba não sendo efetivo para algumas pessoas.



                                         

Foto 1: Comentário de aluno graduado pela UFF.

Reprodução: Print da página oficial da UFF no Facebook. 



Paulo Modesto relata que procurou respostas com a UFF através de 15 endereços de e-mails, como integrantes da PROPPI (pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação) e da coordenação de pós -graduação Lato. “Meu primeiro contato com a UFF foi no dia 04 de agosto de 2021. Eu não tive respostas, então procurei a ouvidoria no dia 06 de outubro.”, afirma Paulo. “O retorno que obtive foi no dia 04 de novembro, a pessoa expressava condolências e que o problema iria ser resolvido.”

“Tivemos muitos problemas que culminaram no período da pandemia e estamos tentando acertar neste último mês", informou a Paulo, como resposta a seu e-mail, no dia 04/11/2021 da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF.

Também em resposta a Paulo, o Coordenador da Coordenação de Pós-graduação, no dia seguinte, lamentou os transtornos causados: “Encontramos uma longa fila de processos atrasados. Estamos trabalhando para resolver todos os casos e nos comprometemos em resolver o seu problema."

Tendo optado por esconder sua identidade, uma ingressante da UFF, de 2021.1, relata que “quando eu entrei na UFF e passei por aquele processo de matrícula, o meu CPF constava como não cadastrado, como se eu não tivesse sido aceita no meu curso.”, afirmou ela. “Nisso, desesperada, fui entrar em contato com os números disponibilizados no site da UFF, mas nenhum número funcionava”. Confrontada sobre o aviso presente na página da Federal sobre as operações estarem sendo realizadas apenas por e-mail durante o isolamento social, ela falou “Não tinha me ligado nisso, o desespero era muito grande.”



Foto 2: Aviso da Universidade Federal Fluminense sobre os atendimentos. 

Reprodução: Print do site Institucional da UFF. 



Em busca de uma declaração originada da parte administrativa da UFF, uma funcionária da instituição declarou que “sempre há alguma maneira de distorcer o que eu digo. Jornalismo e imprensa não são as coisas mais confiáveis há muito tempo. Como servidora, não quero meu nome nisso.”

Assim, mesmo com sua permissão, a identidade do funcionário da administração da UFF, que concedeu gentilmente a entrevista, foi protegida. Quando perguntado sobre o atendimento da instituição, “Eu acredito que há sim uma dificuldade de comunicação com as pessoas que precisam do nosso atendimento” ele relatou. “Sendo bem sincero, o trato presencial é outra coisa. Quando a gente está frente a frente com a pessoa, a comunicação flui melhor. Então, eu acho que para quem demanda uma informação maior da UFF, tanto para o público geral, quanto para a comunidade acadêmica, quando é presencial é melhor do que quando é a distância."

Com um tom de nostalgia, Paulo Modesto ainda relembra sobre o atendimento da UFF no período presencial: “Antes da pandemia, as áreas que tive contato quando precisava era a secretária do curso e do setor de protocolo do Valonguinho. Esses atendimentos eram normais e sem problemas.” Já o funcionário fala que existe uma vantagem em ser a distância, “Por exemplo, você não precisa se deslocar até a UFF e pode ser uma comunicação em tempo real, mas tenho que admitir que ainda sim pode existir uma falha na hora de escrever e passar as informações através dos meios adotados, como o IDUFF.”

Sobre as expectativas para o retorno do modelo presencial da UFF, o assistente de administração admite que “a gente não tem muita certeza sobre o retorno, mas acredito que mesmo após a volta ao presencial, ainda vai continuar existindo um modelo meio híbrido." Ele ainda fala sobre “as pessoas já sentirem o gosto e algumas preferem trabalhar de casa. Então imagino que, quando retornarmos, meus colegas de trabalho estejam de forma presencial e, quem não puder estar no local, coloca uma tela para vermos a pessoa participando a distância.”

De acordo com um relatório apresentado pela reitoria da Universidade Federal Fluminense, em maio deste ano, apenas em 2021, a Fluminense obteve um corte de 18,7% de acordo com a Lei Orçamentária Anual. Assim, pelo orçamento financeiro estar sendo reduzido, recursos essenciais para a manutenção da Universidade, como o pagamento do salário de terceiros, água e luz ficam em falta, o que faz com que seja inviável a operação administrativa presencial.

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