Crias da UFF: Graduados compartilham dicas e incentivos para alunos da federal.

 Segundo Camila Silvestre, produtora do programa, "Crias" remete à gíria carioca que se refere à quem é raiz, que veio da UFF, ou seja, o legítimo UFFiano.


Por Carlos Albuquerque



               

Foto 1: Logo do programa “Crias da UFF”

Reprodução: Youtube – Canal da UFF


Postado mensalmente no Youtube, no canal oficial da Universidade Federal Fluminense, o programa Crias da UFF convida profissionais formados em cursos da instituição para darem dicas sobre como os alunos podem aproveitar melhor suas graduações, além de compartilhar como as experiências obtidas na UFF podem ajudar na hora dos alunos entrarem no mercado de trabalho.


“O Crias da UFF surgiu pela necessidade de dividir com os alunos experiências sobre o mercado de trabalho. Muitas vezes o aluno na graduação tem dificuldade de visualizar como a teoria se aplica na prática. Dessa forma, pensamos que poderia ser interessante convidar ex-alunos que já passaram pela UFF e atualmente trilham suas carreiras para compartilhar um pouco do que fazem no seu dia a dia de trabalho.”, fala Camila Silvestre, produtora cultural.

Assim, em sua primeira publicação em novembro de 2021, o convidado Carlos Jesus, formado na turma primária de Geofísica da instituição, relatou o seu processo de formação, como dica para outros estudantes do curso da mesma área. Ele também falou sobre ser necessário ter a mente aberta para o mercado de trabalho da profissão, “o mundo está em constante transformação, então, a gente não pode se limitar a fazer uma única coisa.”, concluiu Carlos.

Ainda de acordo com Camila, “o objetivo [do programa] é que os alunos possam se inspirar nessas histórias, conhecer diferentes ramos de atuação dentro de suas profissões e ouvir alguns conselhos de quem já está um pouco à frente".


Já em dezembro do mesmo ano, a convidada da vez foi a jornalista Gabi Vasconcellos que compartilhou no vídeo do canal sobre a importância da época em que cursava a UFF. Em entrevista ao blog, ela fala sobre como foi o processo de participar do Crias da UFF, “nosso bate-papo foi bem completo, mas, claro, precisa ser editado. Mas a essência do que eu queria passar está ali.” Já sobre dicas em relação a sua formação, Gabi ainda relembra sobre a época em que cursava Jornalismo na UFF e como o curso ajudou em sua carreira profissional, “devo muito à minha formação e ao fato de ter vivenciado a universidade por completo, buscando networking, participando de projetos de forma voluntária e querendo "sugar" mesmo tudo que a UFF tem a oferecer. E acho que essa mensagem está bem contemplada na entrevista.” Em relação aos convidados, como a Gabi, a produtora do programa afirma que, além de incentivar os alunos, o Crias da UFF também é capaz de “valorizar os profissionais que se destacam em suas carreiras e que deram seus primeiros passos para essa construção através da UFF.”


                        

       Foto 2: Gabi Vasconcellos à direita e com aluna de comunicação, em um encontro de                                                                                        estudantes da área. 

Reprodução: Youtube – Canal da UFF


Já sobre a importância do programa Crias da UFF e sua utilidade para quem está na universidade, Gabi fala que “quem está vivenciando o mercado sempre tem muito a agregar a quem está cursando a universidade”. No entanto, por ser um programa recente, a jornalista afirma que em sua época não havia um projeto como o Crias da UFF. Porém, ela fala sobre a premiação Prata da Casa, do Controversas, que buscavam homenagear ex-alunos dos cursos de graduação, de modo que estes compartilhassem suas experiências no mercado de trabalho, “era sempre o que eu mais ficava ansiosa para assistir”, relembra Gabi.


Para Renato Vasconcellos, diretor do projeto, “nós temos o plano de termos uma continuidade do programa, visto que a gente teve uma boa resposta, tanto por parte da audiência, como também dos interessados para participar das entrevistas.”. O modelo mensal é preservado para que outros programas no canal da universidade continuem sendo postados, como o Humanos da UFF e UFF Responde.


O terceiro episódio do Crias da UFF está previsto para o próximo dia 31 de janeiro, segunda-feira. Apesar do convidado não ter sido revelado, abaixo está o link para a playlist no Youtube com os dois primeiros entrevistados do programa, aproveite!

https://bit.ly/3GtImh5


Comentários