Diante ao aumento do números de casos de covid-19 no início de 2022, a UFF, em parceria com a prefeitura de Niterói, reabre testagem gratuita no campus do Gragoatá.
Por Clara Espíndola
Foto 1: Testagem de Covid-19
Reprodução:https://www.laboratoriomorales.com.br/covid-19
No último dia 10 de janeiro de 2022 (segunda-feira), a Universidade Federal Fluminense, em parceria com a Prefeitura de Niterói e a Fundação Euclides da Cunha, retomou a testagem de Covid-19 gratuita no Campus do Gragoatá. Os testes são realizados pelo modelo drive thru, podendo ser realizado também por pedestres. A reabertura é uma consequência do aumento expressivo dos casos de Covid-19 em Niterói no início do ano de 2022, gerando lotação nos postos, laboratórios e farmácias da cidade.
Além de diminuir a lotação desses locais, a testagem no Gragoatá amplia o acesso de moradores que não conseguem custear o teste em instituições particulares, onde os valores permanecem na média dos 150 reais. Apesar do alto número de contaminação, o número de mortes e internações no município não aumentou.
Para Roberta Pinheiro, estudante do décimo período de enfermagem, a testagem em massa é fundamental no contexto em que a pandemia se encontra. A variante Ômicron é altamente transmissível, mas, felizmente, com o auxílio das vacinas, os sintomas são, em maioria, leves e facilmente confundidos com uma gripe ou crise alérgica. Então, é essencial testar para realizar o isolamento correto, caso o exame seja positivo.
Os testes são realizados de segunda a sexta, das 8h às 17h e sábado das 8 às 12h. O agendamento é realizado por meio do aplicativo Dados do Bem e é necessário fazer uma autoavaliação. Vale lembrar que, para realizar a testagem é necessário ser morador de Niterói. Sendo indispensável, então, a apresentação de um documento de identificação com foto e do comprovante de residência do município.
O drive-thru realizará exames do tipo sorológico e RT-PCR. É necessário o QR code gerado pelo aplicativo Dados do Bem. O resultado é enviado pelo aplicativo. O tempo indicado pelos médicos para teste dos casos sintomáticos é a partir do primeiro dia dos sintomas. Já as pessoas que tiveram contato com pessoas infectadas mas estão sem sintomas, devem realizar a coleta entre o 5º e 7º dia após a data do último contato.
O morador de Icaraí e estudante de Publicidade da UFF, João Araújo, teve sua autoavaliação aprovada no aplicativo e foi até a UFF realizar o teste. Segundo João, no dia em que foi realizar seu exame o ambiente estava super organizado e, após isso, ele recomendou esse serviço para vários amigos que estavam com sintomas de Covid-19. Assim, como Ana Rangel, moradora de Itaipu, que ao fazer seu teste no Campus do Gragoata, também elogiou o serviço prestado no local.
Endereço para realizar a testagem fica na Universidade Federal Fluminense - Campus Gragoatá - Rua Alexandre Moura, 8 - São Domingos, Bloco F.
Comentários
Postar um comentário