O retorno do Carnaval

Mesmo fora de época, desfiles de escolas de samba e blocos de rua voltaram a acontecer. 


Por Livia Sant’Anna


Foto 1: Viradouro 2020

Reprodução: Fernando Grilli/Riotur


Após um longo período de isolamento social, os esperados desfiles de carnaval retornaram às ruas e à Marquês de Sapucaí durante o mês de abril. As comemorações do “Carnaval fora de época” ocorreram, em sua grande maioria, no feriado prolongado de Tiradentes, entre os dias 21 e 24 de abril de 2022.

Com cerca de 97% de ocupação nas arquibancadas e contando com a cobrança do passaporte vacinal, os grandiosos desfiles na tradicional passarela do samba tiveram início no dia 20 de abril, com as escolas da Série Ouro, e terminaram no dia 30 de abril, com o desfile das campeãs do Grupo Especial. As grandes ganhadoras das duas categorias foram, respectivamente, Império Serrano e Grande Rio.


Foto 2: Luan Costa cobrindo o desfile da Sapucaí

Reprodução: Arquivo Pessoal


Há quem diga que a animação do público e dos sambistas voltou com toda força. Luan Costa, um jornalista apaixonado pelo carnaval, participou, pela primeira vez, da cobertura dos desfiles das séries Ouro e Especial pelo site “Carnavalesco”. Ele ressaltou a energia da grande festa “O primeiro fim de semana que eu estive na Sapucaí foi uma coisa doida de sentir, poder estar lá trabalhando foi muito mágico.  Algo que chamou minha atenção durante a realização desse trabalho foi comprovar o amor dos sambistas, das pessoas, pelo carnaval. É muito bonito, eu sabia disso de longe e, estando ali perto, foi algo que me mostrou muito.”

Muito se fala da discussão sobre o momento ser ou não propício para as comemorações. Sobre esses assuntos, Luan discorreu "A volta do carnaval depois de dois anos de pandemia foi uma grande vitória do povo do Samba, que sofreu muito. A gente está num momento muito melhor, graças à vacina, às ciências. Então poder ter um carnaval de novo foi muito bom. As pessoas precisavam dessa volta, precisavam de dias melhores para poder seguir em frente."

Luan ressaltou, ainda, a importância econômica do Carnaval para milhares de famílias "Foram 2 anos de muitas dificuldades para o pessoal do Samba e do carnaval: uma indústria que movimenta muitas pessoas, que envolve dinheiro. Um barracão de escola de samba fechado impacta a vida de muitas pessoas. Um ensaio de rua que não acontece impacta, também, porque muitas pessoas vendem coisas como água, cerveja, refrigerante, comida. Não ter tudo isso foi muito triste.”


 

Foto 3: Karine Aragão tocando bateria no Bloco

Reprodução: Arquivo Pessoal


Apesar de muitos blocos não terem desfilado na capital e na região metropolitana, alguns poucos desfiles voltaram a acontecer. No dia 30 de abril, em Niterói, ocorreu, mesmo debaixo de chuva, o desfile da “Sinfônica Ambulante”, tradicional bloco que passa pelas ruas de Icaraí. O bloco ganhou, esse ano, o estandarte de ouro de melhor carnaval de rua do Rio de Janeiro. Karine Aragão (35) participa da bateria desde o ano de 2016. Sobre o alívio de poder voltar às ruas após os tempos pandêmicos, ela descreveu  “A sensação ao voltar foi de ‘vencemos a covid’. Em certo momento de 2020/21, eu achei que nunca mais teríamos a oportunidade de viver o carnaval de rua, com sua marca, que são as aglomerações. Foi quase um respirar de novo”.


Foto 4: Rafael Lopes vestido de bate-bola

Reprodução: Arquivo Pessoal


Rafael Lopes, estudante de 19 anos, costuma passar o Carnaval na região do Rocha, na cidade de São Gonçalo. Nas tradicionais praças do local, há a cultura de crianças e jovens se fantasiarem de bate-bola e perrout. Fã das comemorações carnavalescas desde criança, o jovem voltou às comemorações após um longo período recluso pela pandemia da covid-19  “Comemorei de fantasia com os meus amigos, brincando carnaval, mesmo. É muito boa a sensação de voltar às ruas, ficamos dois anos parados pela pandemia. Agora poder brincar, zoar… Poder ver, novamente, as pessoas, as crianças brincando, fantasiadas, é legal demais.”

Vale destacar que as vacinas foram imprescindíveis para o acontecimento, mesmo que tardio e, ainda, tímido, das comemorações de Carnaval. A previsão é que os até a maioria dos blocos voltem a acontecer no feriado de Carnaval de 2023. Além disso, a Liga Independente das Escolas de Samba já anunciou as datas dos desfiles do Grupo Especial, que acontecerão entre os dias 19 e 20 de fevereiro de 2023.


Comentários