Niterói recebe o Campeonato Estadual de Canoa Havaiana

A competição, que já tem inscrições abertas, acontece entre os dias 2 e 3 de julho com largada e chegada na Praia de São Francisco. 

Por Gabriella Cavalheiro

Foto 1: Disputas na Baía de Guanabara 7

Reprodução: Foco Radical


Após o sucesso do Campeonato Estadual e do Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana na modalidade Sprint, a cidade de Niterói volta a sediar o Campeonato Estadual do esporte, dessa vez na modalidade Maratona. A competição será realizada entre os dias 2 e 3 de julho e a premiação total, distribuída entre as categorias, será de R$30 mil, valor inédito para o esporte no estado do Rio de Janeiro.

As provas serão de 10 e 16 km para OC1, canoas individuais, e 10 e 20 km para OC6, canoas com equipes de seis atletas. A largada e chegada serão na Praia de São Francisco.

Marcelo Esquillo, presidente da Federação de Canoa Havaiana do Estado do Rio de Janeiro, afirmou que o estadual será empolgante: “Para isso colocamos uma premiação de R$30 mil. É uma consequência natural do crescimento do esporte e valorização do empenho dos atletas do estado”.

"O Campeonato no formato Maratona é o carro-chefe da canoa havaiana e tem sido um sucesso aqui em Niterói. Esperamos grande adesão e disputas acirradas na Baía de Guanabara", declarou Tiago Martins, organizador do evento.

O campeonato recebe atletas de diversas cidades do estado e as equipes de Niterói vêm se destacando cada vez mais nas competições. O secretário de Esportes e Lazer de Niterói, Luiz Carlos Gallo, ressaltou, em uma declaração à imprensa, a relação da secretaria com o esporte: “Hoje temos 34 clubes da canoa que participam ativamente dos eventos. A importância do esporte para Niterói não é só o evento em si e sim uma etapa do Estadual, Niterói está sendo reconhecida como a cidade da Canoa Havaiana. Para nós é um momento de muita alegria”.

Um dos clubes da cidade que marca presença nas competições é o Fusão Va’a, localizado em São Francisco. “É muito legal ter um Estadual aqui na nossa cidade pois aquece a nossa economia. Para nós é muito bacana ter atletas de outras cidades aqui competindo com a gente. Este fim de semana tivemos o campeonato Brasileiro de V3 (canoas de 3 lugares) e OC2 (canoas de 2 lugares) na Praia de Charitas e recebemos pessoas de todo o país. A gente consegue ver como está o nosso nível em comparação com outras pessoas”, disse Danielle Chevrand, uma das fundadoras do clube. Ela também ressaltou a importância dos treinos e preparações: “Fazemos os treinos de condicionamento na canoa individual e na canoa de 6, treinamos a sincronia e o encaixe da remada. No nosso clube sempre buscamos a excelência máxima dos atletas, buscamos sempre o melhor de cada um e, para isso, cobramos bastante comprometimento”.

Foto 2:Equipe do Fusão Va’a em treino técnico

Reprodução: Fusão Va’a Instagram


As recentes competições sediadas na cidade são prova da grande popularidade do esporte conhecido pela conexão com a natureza e a diversidade de praticantes. “Hoje temos quase 40 bases para a prática do esporte e uns 3.500 praticantes. A canoa cresce de forma exponencial porque é um esporte muito democrático. Permite a prática de pessoas de qualquer idade e qualquer biótipo.” Disse Danielle, que deixou um convite para as pessoas interessadas no esporte. “É um esporte mágico e lindo, que tem transformado vidas, e é muito gostoso fazer parte desse processo. Quem vem não se arrepende.”

A primeira etapa do Estadual de Canoa Havaiana estilo Maratona tem o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Niterói, é chancelada pela Federação Estadual de Canoa Havaiana do Estado do Rio de Janeiro (FCHERJ) e organizada pela Live.

As inscrições para o Campeonato Estadual estão abertas e podem ser feitas pelo site: https://www.vaarj.com.br


Comentários