Rádio Niterói Discos: nova plataforma cultural da cidade

Novo veículo da prefeitura pretende divulgar novos artistas e informações culturais da cidade.


Por Gabriella Gomes


“Niterói é uma cidade diferenciada de todas. Ela respira cultura e arte. Isso aqui é uma usina. Tem tudo haver ter sua rádio”, disse o diretor da rádio Niterói Discos, Tavinho Torrerão, em relação a nova plataforma. Essa é uma iniciativa cultural da prefeitura, administrada pela secretaria municipal das culturas junto à Fundação de Arte de Niterói. 


Foto 1: Tiragem do site da Rádio Niterói Discos

Reprodução: Site “Rádio Niterói Discos”


Fundada no dia 28 de abril de 2022, com o intuito de divulgar novos artistas da cidade e suas produções culturais, a rádio Niterói Discos aparece como um meio para esses autores exporem seus trabalhos. Não apenas para artistas da cidade, mas para os músicos de municípios adjacentes, como São Gonçalo e Rio de Janeiro, ou qualquer pessoa que tenha algum contato com a cidade. 


A Niterói Discos é um selo da prefeitura, no qual há um acervo digital, com músicas de artistas prestigiados da cidade. Com produções de 1991 a 2022. O selo apresenta diversos trabalhos de artistas mais antigos da cidade, a fim de expor a 

todas as obras dos artistas niteroienses e fazer presente a memória dos artistas mais antigos.


Foto 2: Imagem do acervo digital do site da Niterói Discos 

Reprodução: Site “Niterói Discos”


Muitos artistas veem com bons olhos a criação da plataforma, como relata o artista e estudante de produção cultural pela UFF, Ítalo D. Santos: “Como artista, considero a rádio como uma forma de propagação, não somente das minhas produções, mas de outros artistas. Como niteroiense, a rádio é uma grande forma de propagação cultural dos artistas da cidade. Já com olhos de produtor cultural e também estudante de produção cultural, acredito que a rádio foi um grande passo para o desenvolvimento cultural da cidade”.


A Rádio ainda objetiva propagar a agenda cultural da cidade e dialogar, com os ouvintes, sobre as mudanças climáticas, já que Niterói também é a cidade na qual há muitos surfistas: “Pensamos em fazer, também, um informativo de surf. Como estão as ondas e os ventos. Onde está ‘batendo’ a onda boa e onde ‘dá’ para brincar?”, explica o diretor da Rádio Niterói Discos.


A Rádio Niterói Discos, ainda que seja uma rádio digital, planeja ter sua própria estação de rádio. Segundo o diretor da Rádio “Estamos fazendo parcerias com outras rádios. Temos planos de expandir e também  temos contato com uma antena no Barreto, para uma possível futura estação de rádio. Até porque, com uma estação, as pessoas podem ouvir a nossa rádio em todo lugar. E a rádio tem um potencial gigantesco e, dificilmente, se tornará obsoleto. [...] O artista aqui pode voar longe”.


Para os moradores do município e ouvintes de rádio, a Rádio Niterói Discos tem um papel muito importante. Como relata o morador e estudante de Farmácia pela UFF, Guilherme Luan, de 22 anos: “A Niterói Discos é muito importante para a divulgação e compartilhamento da cultura Niteroiense e para os seus próprios residentes da cidade. É muito significativo que tenhamos uma rádio que nos dê acesso às informações dos locais e dos eventos. Isso faz com que tudo que seja abordado na rádio, crie um interesse em que todos os ouvintes dela estejam conectados e com diversos interesses culturais".


Além de uma rádio digital, a Rádio Niterói Discos também divulga vídeos no canal do YouTube e em podcasts. Veiculados pelo Spotify, os podcasts possuem entrevistas com pessoas prestigiadas na cultura da cidade. Pelo canal do YouTube também é possível acessar essas entrevistas. 


Os artistas que tiverem interesse em divulgar seus trabalhos, devem levar suas produções prontas para a rádio, localizada dentro da Biblioteca Parque de Niterói. Para mais informações, visite o site da Rádio Niterói Discos https://www.culturaniteroi.com.br/niteroidiscos .


Comentários