A importância do futebol para a cultura brasileira

Da elite ao povo, o impacto que o futebol causa nos brasileiros


Por Paulo Iorio


Foto 1: Torcida do Vasco da Gama 

Reprodução: Daniel Ramalho


O futebol chegou ao Brasil por intermédio do brasileiro Charles Miller, no ano de 1885. O esporte logo se tornou uma paixão, quase uma religião para os brasileiros, que muitas vezes se referem ao país como país do futebol, devido às grandes atuações da seleção brasileira em copas do mundo.


Através dos negócios ingleses que se consolidaram no Brasil, surgiram equipes como o Bangu e o São Cristóvão, uma vez que, patrões e operários formavam os times; possibilitando assim, que o esporte se espalhasse rapidamente. Por sua vez, equipes como: Portuguesa-SP, Vasco da Gama e Palmeiras - inicialmente Palestra Itália - foram fundadas por imigrantes e posteriormente, popularizaram-se. A partir desse momento, os europeus possuíam mais um lugar de sociabilidade.


Juliana Bezerra, historiadora de Niterói, falou sobre o papel do futebol na cultura brasileira: "talvez a única coisa que vem da elite para o povo. Eles saem das fábricas e vão para os bairros, então se torna representativo, 'o meu bairro tem um clube, minha cidade tem um clube’”.


Nos dias atuais, o futebol não está ligado ao povo apenas pela parte econômica, mas também pelo sonho de se tornar jogador profissional, que permeia o imaginário de grande parte dos jovens brasileiros. Para Léo Araújo, auxiliar técnico do Americano de Campos: "O mais importante do futebol para a população brasileira é o sonho, o sonho da criança carente, que vive naquela comunidade que às vezes não tem o que comer, que não tem condições de ir para um treino. É o sonho de poder oferecer uma vida melhor, não só para a família, mas para os próprios amigos”.


Foto 2: Taça da Copa do Mundo FIFA

Reprodução: Michael Regan/Fifa/Getty Images 


Ganhar uma copa do mundo, é o maior sonho dos que almejam chegar ao futebol profissional e o maior desejo dos jogadores que já se consolidaram na carreira. 


A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) foi criada em 1904 e vinte e seis anos depois, em 1930, surge a principal competição de futebol em nível internacional. A copa do mundo de 30 foi bem aceita pela população e muito acompanhada através das rádios e das crônicas dos jornais, que foram fundamentais para o avanço do esporte.


Passada a segunda guerra mundial, o futebol ganha mais espaço nos meios de comunicação e se consolida na cultura da sociedade brasileira. “No Brasil, o futebol foi o primeiro esporte de massa, que une o trabalhador, o operário e o patrão”, afirmou Juliana Bezerra.


Léo Araújo relatou qual foi a sensação de ver a seleção do Brasil campeã do mundo: "A primeira copa que eu comecei a ter noção, essa satisfação de assistir uma copa do mundo, foi em 94, eu ainda era criança, mas eu me lembro vagamente a situação de pintar a rua, de ficar dias recortando bandeirinhas […] e eu me lembro na disputa de pênalti, eu era muito pequeno, tava na casa da minha tia e ali eu senti o que é uma copa do mundo".


Nesse ano de 2022, o brasileiro se encontra na expectativa de se unir para torcer pelo país e de assistir à maior campeã do mundo levantando o sexto troféu.



Comentários