Prefeitura de Niterói e UFF: possível revitalização da pista de atletismo do campus do Gragoatá

Prefeitura de Niterói e UFF poderão ter nova parceria, desta vez na área do esporte

Por Gabriella Cavalheiro


Foto 1: Reunião oficial para assinatura do acordo

Reprodução: Site Prefeitura de Niterói

No início do mês de junho, o prefeito de Niterói, Axel Grael, assinou uma mensagem executiva para a Câmara dos Vereadores solicitando a autorização para um convênio com a Universidade Federal Fluminense que prevê investimentos do município na reforma da pista de atletismo do campus Gragoatá.

De acordo com a Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa), o projeto seguirá as determinações internacionais para as dimensões da pista e prevê, ainda, a drenagem e revitalização do campo de futebol, área de salto em altura, salto com vara, salto triplo e salto à distância. A iniciativa também poderá contemplar a construção de vestiários, sala para administração e almoxarifado, arquibancada e iluminação em LED.

O presidente da Emusa, Paulo César Carrera, diz que o espaço para atletismo vai complementar o complexo esportivo que será construído na Concha Acústica, cuja obra foi iniciada em março deste ano. Segundo a prefeitura, o objetivo é que o centro de Niterói tenha um espaço que reúna esporte, cultura e movimente a economia da cidade.

Foto 2: Prefeitura de Niterói assina ordem de início das obras da Concha Acústica 

Reprodução: Site Prefeitura de Niterói


Na reunião que oficializou o pedido, o prefeito destacou como a parceria entre o município e a universidade têm realizado projetos importantes e com impacto na cidade, como a reforma do prédio do Instituto de Arte e Comunicação Social.

“A Prefeitura iniciou, recentemente, a obra do Parque Municipal Esportivo da Concha Acústica, área próxima a este campus da UFF, e entendemos que este projeto teria uma dimensão ainda maior com esta parceria com a universidade, através da revitalização deste espaço”, disse o prefeito.

Quem também comentou sobre os benefícios que a renovação irá possibilitar aos estudantes e à população foi o Vice-presidente da Atlética da UFF, Samuel Marins: “Esta iniciativa pode contribuir bastante para promover ainda mais as aulas de Educação Física, complementar nosso ensino e, também, nos projetos de extensão da UFF junto à comunidade”.

Já o Diretor do Instituto de Educação Física, Luis Tadeu Paes, aproveitou a oportunidade para ressaltar o feito: “Como professor, vejo essa ação como algo estupendo, porque nós vamos melhorar a qualidade da nossa formação. Mas não somente isso, porque a iniciativa ultrapassa as questões acadêmicas. Será possível criar projetos para serem executados para os nossos jovens e com isso vamos oferecer aos nossos alunos um campo amplo de trabalho e de experiência, no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão”, disse o docente.

Emocionado, Luis também recordou da ex-professora da universidade e ex-atleta niteroiense, Aída dos Santos, especialista em salto em altura. Aída participou de duas edições dos Jogos Olímpicos, onde precisou superar muitos obstáculos para competir e, ainda assim, transformou-se na primeira mulher do Brasil a disputar uma final olímpica, tornando-se referência para muitas outras que desejam seguir o caminho do esporte.

 


Comentários