Reabertura do Cinema Icaraí está próximo de se tornar uma realidade

A reforma foi aprovada pelo INEPAC e deve ter início ainda no ano de 2022

Por Livia Sant’Anna



Foto 1: Representação de como ficará o cinema icaraí - Cinema Icaraí

Reprodução: Site coroflot.com (@Francisca Alexandre)


                  

Fechado desde 2006, o Cinema Icaraí representou para muitos niteroienses e moradores de cidades vizinhas um local de lazer e criação de memória afetiva. Construído entre 1930 e 1940, o prédio histórico com estilo art déco foi tombado pela sua importância cultural e arquitetônica. Em junho deste ano, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural aprovou a restauração do prédio, que custará cerca de 45 milhões de reais.

Foto 2:  Cadeiras vazias no interior do Cinema Icaraí - Cinema Icaraí

Reprodução: Luciana Carneiro 


Rafael de Luna, professor da Universidade Federal Fluminense e autor do livro “Cinematographo em Nictheroy: história das salas de cinema de Niterói” ressaltou a importância que o cinema tinha para a população da cidade: “O Cine Icaraí era o principal cinema, onde estreavam os principais lançamentos. Certamente o seu fechamento empobreceu muito a vida cultural da cidade, afetou o comércio vizinho e a sociabilidade do bairro. Muitas pessoas deixaram de frequentar ou tiveram que pegar carro ou transporte público para ir em outro local, encarecendo e dificultando a ida ao cinema. Deixou de ser algo que era parte da rotina para se consolidar num programa de fim de semana eventual ou mesmo raro”.

Foto 3: Antiga entrada do cinema icaraí- Cinema Icaraí

Reprodução: Blog El Acorazado Cinéfilo


Moradora do bairro Fonseca há muitos anos, a professora aposentada Maria Tereza Marques, ao lembrar dos momentos no cinema do bairro, lamentou: “Frequentei o Cine Icaraí, nos bons tempos, até o fechamento dele. Era um cinema que oferecia os melhores filmes, apesar dos preços maiores”. Sobre a volta da atração, ela ressaltou: "espero que a volta desse maravilhoso projeto se concretize, oferecendo não só filmes, mas outras atrações para o nosso município. Espero, também, que os preços sejam acessíveis para que atinjam todas as pessoas”.


Foto 4: Fachada do Cinema Icaraí nos dias atuais 

Reprodução: Band News FM



A reabertura do espaço anima, também, os jovens da UFF. O estudante de Cinema, José Daniel Dias Júnior, comemora a reabertura do cinema na cidade: “A diversidade de salas pode ajudar a criar novos espaços e contemplar diferentes públicos”. A discente Bianca Arone, do mesmo curso, vê uma possibilidade de aprendizado na reabertura: "Por muitas vezes durante as aulas, vemos os filmes apenas no campus e quando temos a oportunidade de ter aula fora, normalmente é no Rio de Janeiro. As passagens são caras, então acho que essas aulas podem se tornar mais comuns”.


João Victor Magrani, que também estuda Cinema, é nascido em Niterói. Para ele é importante, além da reabertura do cinema, um conjunto de políticas públicas para democratizar o acesso à cultura. “A estrutura do cinema, em si, não quer dizer nada, infelizmente: há a questão financeira e de divulgação. Acho que a prefeitura deveria instituir ações sociais que compreendessem esses dois âmbitos”, relatou. Ademais, acrescentou: “O cinema Icaraí, apesar de ainda ser só um projeto, só uma construção, é um passo em direção à pedagogia cultural de Niterói. O Cinema feito no Brasil é incrível, tem criadores e artistas incríveis, talentos incríveis e merece mais reconhecimento”.


A Universidade Federal Fluminense, dona do imóvel desde 2011, cedeu o prédio do Cine Icaraí à Prefeitura de Niterói por um período de 40 anos para fins culturais. É importante ressaltar que há a previsão de que as obras de restauração comecem ainda no ano de 2022. Apesar disso, ainda não foi estipulado um prazo para a reabertura do Cinema Icaraí.


Comentários