“Caminho do Sentir” promove um circuito de experiências na cidade.
Por: Karinee Klein
Os moradores de Niterói querem cultura, diversão e arte! Por isso, o projeto “Caminho do Sentir”, idealizado pelas publicitárias Mari Hosannah e Val Martins, desembarcou na cidade no início de outubro, trazendo cores, poesia e arte. A exposição “Por trás da ponte: o caminho do sentir”, inaugurada no último dia 8 no Museu de Arte Contemporânea (MAC), estará aberta a visitações até 20 de novembro. Além da exposição, o projeto também inclui uma programação no pátio do MAC, talks no Reserva Cultural e um espetáculo no Theatro Municipal de Niterói.
O “Caminho do Sentir”, parceria entre Aflora e Fantástico Mundo do Circo, ambos projetos das idealizadoras, começou com a exposição “Por trás da ponte: o caminho do sentir” no MAC. A exposição sensorial, assinada pelo fotógrafo Bernardo Cople, narra fotos de sete alunos do Fantástico Mundo, trazendo consigo sete cores, sete músicas, sete mensagens e um cheiro que representa a intenção desse caminhar. Toda semana a exposição traz uma cor e uma atividade diferente. Além disso, o MAC ganhou uma pintura especial para receber a exposição. De outubro à novembro, o pátio do museu será ocupado e contará com experiências abertas ao público. Confira a agenda:
12 de outubro às 9h: vermelho – Quando você se permite ser?
16 de outubro às 9h: laranja – Quando você se permite sentir?
26 de outubro às 19h: amarelo – Como você se apresenta para o mundo?
1 de novembro às 9h: verde – Quanto você se permite amar?
06 de novembro às 9h: azul claro – Como você se expressa para o mundo?
13 de novembro às 9h: azul escuro – Como você vê o mundo?
20 de novembro às 9h: violetta – Quanto você se entrega para o mundo?
Foto 1: Pintura do “Caminho do Sentir” no pátio do MAC Niterói.
Reprodução: Divulgação.
Um projeto para além dos moldes do museu
Além da exposição e programação no MAC, o projeto também incluiu a ocupação Aflora, que ocorreu no dia 23 de outubro no Reserva Cultural. Através de sete talks, o evento abordou as provocações da exposição do MAC sob um olhar diferente, utilizando sete histórias e uma atração surpresa. A apresentação foi conduzida pela Babi Xavier, atriz, cantora e apresentadora.
Finalmente, o caminho se encerrará no Theatro Municipal de Niterói, nos dias 4 e 5 de novembro, com o espetáculo “Voar para dentro de si”. No espetáculo, as sete provocações ganharão vida através da arte circense do tecido acrobático. Alguns alunos do Fantástico Mundo do Circo se apresentarão em sete atos, narrando as mensagens e as cores que marcaram o caminhar.
Segundo Val Martins, uma das idealizadoras desse projeto, o público viverá “uma experiência única, sensível e liberta [...] Que esse projeto seja inspiração para voos potentes e plurais dentro do sentir e da história de cada pessoa que participar.”
Foto 2: Pessoas reunidas na inauguração da exposição “Por trás da ponte: o caminho do sentir” no MAC.
Reprodução: Divulgação.


Comentários
Postar um comentário