Cerca de 20 dias de festa são promovidos pela Prefeitura
Por Iago Araújo
Eventos lotados, com centenas de pessoas vindas de diferentes locais que lotam os espaços reservados para os eventos na cidade. Movimentando a economia, a cultura e o convívio social, a comemoração traz felicidade e uma energia de celebração.
Foto 1: População assistindo a um dos shows promovidos.
Reproduçao: Instagram @culturaniteroi
Nesse ano, a cidade de Niterói está comemorando seus 449 anos desde sua fundação e em celebração a este fato, a prefeitura municipal está realizando uma programação de cerca de 20 dias de shows e eventos culturais, todos gratuitos, para a população. “Por tradição, em seu aniversário, na cidade, os moradores de Niterói “ganham” eventos. A ideia é mesmo a de presentear a população da cidade, que, junto com a gestão, tem um papel imenso no que o município se tornou. Neste ano, quisemos estender as comemorações – até porque ficamos dois anos sem poder comemorar por conta da pandemia – e fizemos uma programação com cerca de 20 dias de festa, em diversos pontos da cidade, com shows de diversos estilos, para que toda a população pudesse curtir”, disse o coordenador de Eventos de Niterói, André Felipe Gagliano.
Ainda nesse aspecto, em entrevista para a secretaria de cultura da cidade, o prefeito, Axel Grael disse “O niteroiense merece essa festa! Esse ano conseguiremos retomar os grandes eventos que estamos acostumados a realizar aqui na cidade, depois de quase três anos com restrições nas comemorações(...)”.
A prática desses eventos destinados à população local é uma forma de promoção da cultura muito importante para a cidade, estimulando a economia e o turismo, assim como o apoio a artistas locais, que estão fazendo parte desses eventos. “Os eventos culturais costumam promover lazer, claro, mas podem também estimular o desenvolvimento do turismo na cidade ou região. Cultura e entretenimento são investimentos. Esses eventos são grandes geradores de empregos e receita e, com isso, arrecadam recursos com os tributos para que a Prefeitura aplique esse dinheiro em outras áreas essenciais, como saúde, segurança e educação”, afirmou André.
Do ponto de vista da população, a aluna de jornalismo da UFF Maria Eduarda, falou um pouco sobre a estrutura do evento: “Eles montaram um palco maneiro na praia de são francisco, era bem bonito e a parte para o público era super tranquila de acessar”. Quando questionada sobre a organização, ela afirmou que não houve confusões e que estava tudo bem organizado, e sobre o número de pessoas no evento, ela disse: “Estava bem cheio. Eu fiquei só pro primeiro show, então não sei se o segundo estava mais ou menos cheio”, o que demonstra que a população está atendendo as expectativas das organizações públicas e indo desfrutar do “presente”.
Foto 2: Show da banda Titãs, na praia de São Francisco.
Reproduçao: Instagram @culturaniteroi
O coordenador de eventos se mostrou feliz com os resultados que estão obtendo dos eventos, e quando questionado a respeito da continuidade da promoção de eventos culturais, ele afirmou: “Claro que sim! Nossa meta é transformar Niterói em um grande polo de entretenimento da região”.
Para fechar a agenda, nos dias 25, 26 e 27 de Novembro, acontecerá o evento Niterói Cervejeiro 450 na Reserva Cultural.
Comentários
Postar um comentário