Niterói assegura dignidade e proteção para refugiados e migrantes

O município possui selo de cidade acolhedora concedido pela ONU.


Por Carina dos Santos


O direito à alimentação, saúde, segurança e educação deveria ser garantido para qualquer pessoa, mas você acredita que todos sejam contemplados? A realidade não abrange 32,5 milhões de pessoas no mundo. Esse é o caso de Deyanira Velásquez (27), refugiada que veio para o Brasil por causa da situação política da Venezuela. 


“Vim para o Brasil por conta da crise que a Venezuela atravessa e por questão de saúde, tem quase 4 anos que cheguei aqui. Eu recebi um transplante de rim aqui já faz três anos e há um ano e dois meses que moro em Niterói.” Enfermeira por formação, grávida e portadora de lúpus, ela não conseguiu revalidar o diploma e hoje trabalha como babá. 


Foto 1: Pessoas em fila carregando itens

Reprodução: site o fluminense


De acordo com o Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio (Cáritas), Niterói possui aproximadamente 2 mil refugiados. Em fevereiro deste ano, a Prefeitura inaugurou a Casa dos Direitos Humanos, a primeira do Estado do Rio de Janeiro. O lugar em questão possui grande importância, pois é nesse espaço que as pessoas recebem suporte jurídico, assistencial e psicossocial. 


Dentro do espaço, funciona a sede do Núcleo de Migrantes e Refugiados Moïse Kabagambe. O Núcleo especializado completou um ano de existência no último sábado (19) e ganhou o nome de Moïse, após o assassinato do congolês em janeiro de 2022.  


Foto 2: Recepção da Casa dos Direitos Humanos

Reprodução: site da Prefeitura de Niterói


Fruto de uma parceria entre a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), a sede investe para humanizar os atendimentos. Até o momento, cerca de 60 pessoas procuraram o apoio oferecido pelo Núcleo. Em entrevista, o estagiário de relações internacionais, Joubert Ferreira (21), contou que o serviço é recente.A gente sempre se baseou de acordo com os atendimentos, porque era algo muito novo para a gente. [...] Fomos trabalhando cada vez mais, criando novas demandas como a cartilha, por exemplo, que foi um trabalho longo, mas é um informativo muito importante para o refugiado que chega não ficar tão perdido.”


A cartilha mencionada foi elaborada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH), para acolher os migrantes e refugiados. O intuito é informar sobre direitos como alimentação, moradia, educação, segurança social, revalidação de diplomas e assistência jurídica. As informações são disponibilizadas em quatro idiomas: português, espanhol, francês e inglês. 


De acordo com Ferreira (21), os colaboradores e estagiários do Núcleo passam por formação continuada para garantir a qualidade nos atendimentos. Joubert explica que o NEAT intensificará até o primeiro semestre de 2023 o rastreamento às pessoas que precisam do serviço.  “A gente vai entrar em contato com associação de moradores, com regionais para saber se existem migrantes refugiados lá.”


Embora a iniciativa seja fundamental para a garantia de direitos, enfrenta obstáculos como a pouca divulgação. Em entrevista ao “Alô, Gragoatá”, o senegalês Lamine Sow (40) comentou não conhecer o trabalho da Secretaria de Direitos Humanos (SDH). “Nunca ouvi falar não, sabe me informar onde fica o endereço? Estou precisando. Você perde tempo pesquisando, procurando alguém para te orientar, acho que seria muito interessante saber desse serviço.”


Além de prestar assistência a quem procura refúgio, a SDH também atende aos migrantes. De acordo com a ACNUR, o migrante é aquele que opta por se deslocar em busca de melhoria de vida, seja educação ou trabalho. Saber diferenciar “refugiado” de “migrante” é fundamental para evitar a confusão entre os termos, pois há distinções, inclusive na legislação. 


Segundo a migrante senegalesa, Aissatou Dione (40), estar na cidade e ter conhecimento do serviço da Prefeitura é importante. "Estão tratando a gente muito bem, meus filhos estão na escola, tudo que eles dão para as pessoas, eu consigo [...] eu vi que algumas pessoas desesperadas foram lá e resolveram, não tem que pagar, eu não usei, mas amigas foram lá e conseguiram, me sinto feliz.A diferença cultural não parece ser um problema, porque apesar da saudade dos familiares, Dione ressalta que se sente em casa no Brasil: “tem umas (pessoas) que gostam de mim, me consideram como família, conversam (comigo), se eu choro, eles choram, então nesse país que estou vivendo, só tenho sentimento bom.”

 

Para a venezuelana Deyanira Velásquez, fica a esperança de resolver a questão da revalidação de sua profissão.O que espero do futuro realmente é conseguir fazer minha formação novamente em enfermagem ou conseguir a revalidação do meu título para exercer a minha profissão aqui no Brasil.”


A Casa dos Direitos Humanos funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, na rua 15 de novembro, 188.

Comentários

  1. Muito bom saber que o municipio visinho tem esse serviço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por este trabalho maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. Assunto super importante. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Ótimo saber que Niterói tem esse programa

    ResponderExcluir

Postar um comentário