O “Uffutebol Nacional” oferece aulas gratuitas em Niterói e outros municípios para crianças de 6 a 17 anos de idade
Por João Arthur Santos
O programa Uffutebol Nacional é uma parceria entre a Universidade Federal Fluminense e a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania do Governo Federal, criado com o intuito de promover ações de inclusão social por meio do esporte. Além das aulas gratuitas, as crianças e adolescentes também recebem o material esportivo, incluindo uniforme e chuteiras.
As atividades acontecem dentro da UFF, no campo de futebol do Gragoatá, que deveria passar por drenagens e todo tratamento necessário, como previsto na ideia do projeto. Hoje, o campo não se encontra nas melhores condições para uso, mas continua sendo um ambiente inclusivo e acolhedor para os jovens que desejam praticar futebol.
Foto 1: Alunos da UFF treinando no campo de futebol do Gragoatá
Reprodução: Arquivo pessoal
No início do ano de 2022, o projeto foi expandido para outros municípios como Macaé, onde beneficia cerca de 300 crianças com as aulas de iniciação esportiva e, principalmente, com a inclusão social e a oportunidade de adotar um estilo de vida mais saudável e divertido. Nesse mesmo período, o programa chegou nas cidades de Volta Redonda e Itaboraí.
Foto 2: Aula do projeto Uffutebol Nacional em Macaé-RJ
Independente do local, as aulas são realizadas no contraturno escolar, duas vezes na semana. As inscrições são feitas a partir do preenchimento de um formulário online, disponibilizado no site da Secretaria de Esportes. Apesar da baixa divulgação, o programa Uffutebol Nacional é uma ótima alternativa para a inserção social das crianças por meio do esporte, que tem um papel fundamental na fomentação da interação e desenvolvimento de hábitos saudáveis a partir da prática física.
Comentários
Postar um comentário