Projeto oferece aulas gratuitas de futebol a crianças e adolescentes de Niterói

 O projeto chamado “JC Escolinha de Futebol” acontece na praia de Icaraí e atende meninas e meninos de 7 a 14 anos


Por Maria Eduarda de Andrade


A praia de Icaraí é repleta de escolinhas de futebol e futevôlei. Numa breve contemplada da praia você encontra muitas redes, bolas pra cima e pra baixo e diversos banners espalhados pela orla, fazendo propaganda das aulas esportivas. Porém, um banner chama a atenção por ter “gratuito” em letras garrafais estampado nele, diferente da maioria. A JC Escolinha é uma escola de futebol totalmente gratuita que voltará a acontecer na segunda quinzena de novembro, na praia de Icaraí.



Foto 1: Banner do projeto

Reprodução: Arquivo pessoal



Segundo Julio Cezar Silva, coordenador da escolinha, o objetivo da iniciativa é formar cidadãos e cidadãs através do esporte, ensinar a ter disciplina, compromisso e abrir portas ajudando os jovens a conseguirem bolsas em escolas e universidades, por exemplo. "Eu fui uma dessas crianças, minha mãe fazia unha e cabelo para sustentar a gente, meu esporte foi o futebol. (...) O esporte abriu o caminho pra mim e vejo que não está acontecendo isso com eles” disse Julio.


A interação e a integração social também são preocupações de todos que fazem parte da iniciativa, pois trazer as crianças da periferia para conhecer praias, treinar e disputar jogos em diferentes lugares é um dos diferenciais do projeto. Porém, apesar da grande ajuda oferecida, o público atendido, que antes era de em média 60 crianças, hoje é menor. A diminuição é consequência da evasão dos jovens que antes frequentavam as escolinhas gratuitas na praia, mas, que sem a possibilidade de se locomover dos seus locais de moradia até a praia em Icaraí, ficam desamparados.


Pensando nesse obstáculo, Julio relata: "Quando vou jogar com eles, eu alugo um micro-ônibus para pegá-los num ponto combinado e levá-los pro local onde vão disputar". Em dia de jogos em torneios, isso é possível e o projeto social oferece o transporte, porém, no dia-a-dia, quando eles vão treinar, o dever de auxiliar na locomoção dos jovens deve ser da prefeitura. É necessário pensar políticas públicas para contornar esse obstáculo que prejudica o lazer e a integração social de muitos jovens.



Foto 2: Equipe JC no Primeiro Torneio Sociedade Desportiva Juventude.

Reprodução: Instagram JC Escolinha de Futebol


Além de proporcionar aulas de futebol e transporte gratuito para jogos e campeonatos, o projeto, pensando no bem-estar dos jovens, oferece lanche para todos. "É sensacional, (...) um passeio que você pega eles nas comunidades, eles vão de van, chegam lá, jogam e você dá um lanche pra eles, é o máximo (...) Você chega com um pão e é o ídolo, tem muitos que não tem o que comer em casa”. Para proporcionar tudo isso que é oferecido pela iniciativa, além do investimento da coordenação do projeto, os patrocínios são imprescindíveis. Aqueles que aparecem no banner (foto 1) se encerram em dezembro, mas novos patrocinadores já mostraram interesse em investir na escolinha e estão em contato com a coordenação.


O processo de inscrição é simples: para participar das atividades é necessário preencher uma ficha de inscrição que pede alguns dados sobre a criança e seu responsável. Depois, de acordo com a faixa etária, o aluno é direcionado para uma turma. A escolinha conta com dois professores e oferece materiais como uniformes personalizados, cones para treinamento, redes e bolas.

Comentários

Postar um comentário