Vinícius Júnior: de um Canto em Niterói para o topo do mundo

 Criado no clube niteroiense, o craque tem na mira mais um sonho para realizar: a Copa do Mundo


Por Lucas Borges


Quem nunca sonhou em ser um jogador de futebol? Quem nunca fechou os olhos e se viu marcando um gol de título de uma competição importante? Ou mesmo desejou jogar pelo clube do seu coração? O futebol é um caminho para muitas crianças mudarem a realidade de sua família e marcarem o seu nome na história. E com toda certeza, Vinícius Júnior, aos 22 anos, já alcançou esse feito. Hoje, Vinícius é um dos jogadores mais badalados do mundo. Autor do gol do título do Real Madrid na UEFA Champions League em maio deste ano, o jogador está em evidência e vive a expectativa de ser convocado para a Copa do Mundo. Mas, até chegar nesse patamar, o jovem teve que trilhar um caminho longo.


Foto 1: Momentos de Vinícius Júnior no Canto do Rio

Reprodução: Arquivo pessoal


Nascido em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, Vinícius teve seus primeiros contatos com clubes no Canto do Rio, da cidade de Niterói. Ele chegou ao Cantusca com 6 anos de idade, após o pai de um de seus amigos vê-lo jogar. Aos 7, ele e o time foram campeões da Copa Niterói da Liga Niteroiense de Desportos Sub-7, com direito a uma vitória sobre o Rio Bonito pelo placar de 3x1. Vini era descrito pelo treinador Patinho como muito fominha, mas que era um garoto muito tranquilo e que se destacava em relação aos outros meninos. 


Recentemente, uma das fotos de Vini pelo Canto do Rio que viralizou foi a de um álbum de figurinhas da Superliga de Futsal do Rio de 2010, que ele disputou já pelo Sub-11 do time. O time terminou a competição em quarto, com o garoto sendo um dos artilheiros, com 12 gols. Outros jogadores também estavam presentes no álbum, como Gerson, que jogou pelo Fluminense e atualmente está no Olympique de Marselha, da França; Paulinho, que jogou pelo Madureira e hoje joga pelo Bayer Leverkusen, da Alemanha; e Bruno Guimarães e Pedro, que jogaram juntos pelo Pentágono e, apesar de jogarem em países diferentes [Bruno defende o Newcastle da Inglaterra e Pedro atua pelo Flamengo], também vivem momento de briga por vaga na Copa do Mundo.


Foto 2: Figurinhas de jogadores profissionais na Superliga de Futsal do Rio no infantil

Reprodução: Infoesporte


Vinija, como é apelidado pelos companheiros, sempre fala do Cantusca com muito carinho e reforça a importância dessa passagem infantil em sua carreira. “Sempre foi uma paixão, o que mais gostava e gosto de fazer. Foi virando coisa séria com o tempo, porque vi que era realmente isso que queria para a minha vida. Mas o que me ajudou foi o suporte que eu sempre tive da minha família. Tenho lembranças muito boas, até porque foi onde dei os primeiros passos no futebol. Eu mal poderia saber que era o início de uma carreira. Meus pais tinham muitas dificuldades para me levar aos treinos, não foi muito fácil. Mas, graças a Deus, sempre tive o apoio da minha família e estou realizando esse sonho junto com eles”, disse Vinícius ao site oficial do Canto do Rio. O clube também revelou nomes como Gerson, o Canhotinha de Ouro, campeão mundial em 1970, e Marcelo, ex-lateral do Real Madrid e da seleção brasileira.


Foto 3: Vinícius com a 10 do Canto do Rio

Reprodução: Arquivo pessoal/Instagram


A Superliga de Futsal impulsionou Vinícius, que logo depois foi aceito pelo Flamengo depois de ser recusado um ano antes devido à pouca idade. Após a evolução nas categorias de base, ele chegou a ser campeão nacional sub-15 e foi o grande protagonista da “Geração 2000”, que permaneceu invicta por mais de 90 jogos na base e ainda cedeu garotos para a seleção brasileira juvenil. Mas o primeiro ato de grande brilho aos olhos do mundo foi a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2017, a famigerada Copinha. Vinícius levou o time até as semifinais com gols importantes e inúmeros dribles diferenciados, chamando a atenção de várias potências do futebol mundial pela habilidade. Mesmo tendo 16 anos, após o fim da competição, ele foi integrado aos profissionais do Flamengo e acertou um contrato de 45 milhões de euros com o Real Madrid. Sua estreia no clube espanhol foi em 2018, contra o Atlético de Madrid.


Depois de oscilar com a camisa merengue, Vinícius conseguiu se firmar como uma das peças fundamentais do time e fez história na temporada 21-22. Ele marcou o gol do título da UEFA Champions League, considerada a competição de clubes mais importante do mundo, na vitória sobre o Liverpool por 1x0. Além disso, terminou em oitavo no ranking de melhores jogadores do mundo, feito pela revista France Football. O jogador escolhido como melhor do mundo foi Karim Benzema, que inclusive recebeu de Vinícius 11 passes para gol na última temporada. 


Foto 4: Vinícius celebra gol do título da Champions League

Reprodução: Shaun Botterill  


Dos primeiros desfiles de bola nas quadras do Canto do Rio até os dribles desconcertantes em Madrid, a próxima parada para Vinícius Júnior é no Catar. Com 22 anos, ele já é um dos jogadores com mais evidência no mundo do futebol. Títulos, gols, assistências, envolvimentos em polêmicas, memes e quase tudo que um jogador pode viver. O que resta para ele é a Copa do Mundo, que se inicia no dia 20 de novembro. Apesar da briga por vagas no ataque da seleção brasileira ser acirrada, a última temporada fez com que ele se consolidasse como titular do time. A seleção estreia no dia 24, contra a Sérvia, e também tem confrontos definidos com Suíça e Camarões, nos dias 28 de novembro e 2 de dezembro, respectivamente.


Comentários