O diretor da Editora, Luciano Losekann, afirma que suas produções continuarão participando ativamente na livraria com permissionária.
Por: Andressa Uchôa
Livraria de Icaraí, Editora Uff
Reprodução: Arquivo pessoal
A Editora Uff, em Icaraí, pretende ter sua livraria terceirizada em junho de 2023, a fim de aumentar sua visibilidade. A editora foi fundada em agosto de 1985 pela Universidade Federal Fluminense, com a finalidade de divulgar, ampliar e abrir espaço para a postagem de diferentes áreas do conhecimento na própria comunidade acadêmica. Sua difusão é feita a partir de parcerias com editoras privadas, públicas e confessionais, e também de maneira autônoma. As editoras privadas produzem em torno de 40 livros por ano, e serviços como a gráfica, precisam ser contratados por fora da Universidade Federal Fluminense.
A Editora Uff possui duas livrarias, sendo uma localizada em um dos campus da universidade, no Gragoatá, e a outra na Reitoria, em Icaraí. Segundo o diretor da editora, Luciano Losekann, a livraria de Icaraí fechou uma parceria com uma permissionária para administrar em conjunto com a livraria da Reitoria, mas as produções da Editora Uff continuarão participando ativamente, com um espaço mais aberto para outros tipos de livros, além dos acadêmicos. “ A gente espera que tenha um fluxo bem maior do que temos hoje. E para a editora, vai facilitar a comercialização dos nossos livros. Com essa parceria, além de termos um acervo de vendas na própria livraria física, que na verdade a estante principal continua sendo da nossa editora, a gente vai ter participação dos outros meios de comercialização”, afirma o diretor.
Essa terceirização pode ser um caminho importante para o aumento da visibilidade dos livros e, consequentemente, da Editora da UFF, fortalecendo o processo de publicações e seus recursos. Atualmente, a maior parte dos livros são vendidos de maneira virtual, e em marketplace será possível ganhar um maior alcance, já que há uma certa limitação nas vendas. “A editora representa bastante para a universidade. É uma forma de difusão do conhecimento produzido na universidade, e, por isso, acaba tendo interseção com a comunidade não só de Niterói, mas também com um alcance para todo o Brasil”, relata o diretor Luciano Losekann. A Editora UFF é também um espaço cultural, que proporciona a divulgação de estudos de diversos campos do conhecimento.
Comentários
Postar um comentário