Maio Amarelo em Niterói destaca a importância da direção defensiva e segura.


Mais de 20 atividades irão auxiliar vários setores a participar das ações de prevenções de acidentes.


Por Elder Darlan Chelque


“No trânsito, escolha a VIDA!”, foi com esse tema que a prefeitura de Niterói iniciou as ações do maio amarelo em 2023. As atividades começaram no dia 1º de maio e continuarão durante todo o mês. O movimento proposto pela prefeitura de Niterói, parceiros privados de acordo com as determinações da Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo colocar em pauta a questão segurança viária, com destaque para a ação inédita “Maio Amarelo Delivery”, totalmente destinada aos motociclistas que tem como sua profissão o “delivery”, ou seja, entregas.

Foto 1: cartaz ilustrando o projeto “maio amarelo” Reprodução: NitTrans


O número de sinistros de trânsito, qualquer ocorrência que resulte em dano material, lesão corporal ou morte no trânsito, sofreu um aumento e de acordo com o levantamento feito pela Nittrans, entre maio de 2021 e 2022 houve um crescimento de 68 para 402 casos de acidentes em Niterói. Por isso, a prefeitura de Niterói está realizando a campanha “maio amarelo”. Na última semana, ocorreram palestras de capacitação em educação e legislação no trânsito para motoristas de ônibus, além de cursos de capacitação em educação e legislação no trânsito para taxistas. Uma novidade em relação ao ano passado é um curso de pilotagem segura com parte técnica e prática focado nos motociclistas deliverys.


Em entrevista ao “Alô, Gragoatá!” a Chefe do Departamento de Educação no Trânsito, Priscilla Rocha, destacou a novidade do Maio Amarelo Delivery. 

“Niterói, como todas as cidades do Brasil, tem um alto índice de motociclistas entregadores e esses deliverys cometem muitos sinistros de trânsito. Então, neste ano, pensando no aumento de motociclistas deliverys e no caso de vários aumentos de sinistros de trânsito, nós focamos nos deliverys para que eles tenham maior conscientização, saibam seus erros e acertos e que possam mudar sua conduta no trânsito.”



Foto 2: Entrega do kit de conscientização sendo feita aos motociclistas Reprodução: Bruno Eduardo Alves/NitTrans

Além das ações voltadas aos adultos, o projeto “Circolando de bem com a via” voltado para crianças da rede municipal, estacionou no Campo do São Bento e no Horto do Barreto. Durante os dias 14, 15, 16, 18 e 19 foi realizada uma apresentação teatral em uma estrutura móvel e a entrega de materiais informativos e educacionais sobre o trânsito como, por exemplo, um talão de multas para que eles “fiscalizem” seus parentes e amigos durante o dia a dia. Além disso, estava disponível para as crianças, um painel ilustrando as ruas de uma cidade para que elas tivessem a oportunidade de simular estar trânsito.


Foto 3: Estrutura móvel do projeto “Circolando de bem com a via”

Reprodução: Arquivo pessoal

No ano passado, a cidade de Niterói foi reconhecida com um prêmio nacional pelo pioneirismo na criação do Maio Amarelo Delivery. Priscilla relatou o sentimento de orgulho após o recebimento do prêmio. 

“Tenho muito orgulho disso, porque através da NitTrans e da equipe de educação no trânsito, nós inventamos essa ação. Como levar essa conscientização aos deliverys? E reuni-los em uma sala para fazer palestras? É muito difícil. E nesse ano, Niterói inovou mais uma vez, foi o primeiro município a fazer um curso de pilotagem segura, parte técnica e prática só para deliverys, focando na categoria vulnerável, que são pedestres, ciclistas e motociclistas que são os mais acometidos de sinistros de transito.”

Comentários