Niterói Rugby completa 50 anos incentivando jovens de Niterói a ingressarem no esporte



Por Gabriela Costa


O Niterói Rugby Football Club é um clube poliesportivo de Niterói, fundado em 1973 no Rio Cricket. Ao se filiar à Associação Brasileira de Rugby, a equipe foi aceita na 2° divisão e ao final do ano de 1974 o Niterói Rugby sagrou-se campeão invicto da divisão de acesso, estando oficialmente na 1° divisão em 1974. Hoje é uma das equipes mais vitoriosas do estado do Rio de Janeiro.



Foto 1 Beach Rugby, reprodução Niterói Rugby Football Club Facebook




Com times masculinos e femininos de Rugby, Handebol de quadra e Handebol de praia, o time vem ganhando cada vez mais notoriedade na cidade e no Brasil inteiro. Muitos dos seus atletas já foram convocados pelas Seleções Brasileiras de suas modalidades e vem conquistando títulos importantes ao longo dos anos. Em 2023, o clube completa 50 anos impactando a cidade de Niterói e seus moradores.


O clube é a principal agremiação esportiva da cidade e é um grande incentivo para os jovens niteroienses que querem praticar esportes. “O Niterói Rugby sendo um clube grande na cidade, acaba sendo atrativo tanto para pessoas que realmente gostam do esporte, quanto para aqueles que querem fazer parte de algo e mesmo sem ter tido contato com o esporte, se descobrem dentro da quadra.”, destacou a atleta Giovanna Leal, que joga pelo clube desde 2017. Niterói, apesar de ser uma cidade com meio milhão de habitantes, é também uma cidade que possui relações muito próximas entre seus moradores e ver um clube local ganhar destaque no cenário nacional, colabora para a disseminação do esporte, mesmo sendo amador. “Eu acho que incentiva os jovens na medida que Niterói é uma cidade muito “próxima”, as relações são todas muito próximas, as pessoas costumam se

conhecer. Eu tenho um grande amigo meu, o Luiz Guilherme, que voltou sendo campeão panamericano, campeão brasileiro pelo Niterói Rugby, e isso abre nosso olhar. 


É uma pessoa próxima de mim que está alcançando coisas inimagináveis. Acho que essa proximidade dentro da cidade de Niterói proporciona isso, e também o clube, que se faz muito presente e a gente dialoga bastante, inclusive com a prefeitura", contou João Vitor da Costa e Silva, atleta de handebol de praia e morador de Niterói. Além do incentivo à prática de esporte, o clube ainda dá visibilidade à Niterói, já que os times participam de competições ao redor do Brasil, levando o vermelho e preto do clube e o nome da cidade. Segundo Giovanna, “Viajamos o Brasil todo para competir e ano passado começamos a viajar internacionalmente, trazendo visibilidade tanto para Niterói quanto para o esporte. A cidade acabou de fechar parceria com a prefeitura de Nazaré (Portugal) justamente tendo o handebol de praia como veículo para tal parceria.” A cidade

de Niterói agora é co-irmã da vila portuguesa Nazaré, e as equipes de handebol de praia niteroienses já foram convidadas para uma troca de experiências em Portugal. Para Pedro Luís Pereira, atleta e treinador do time feminino de Rugby, quanto mais o clube crescer mais impacto positivo terá na cidade. “É um esporte que prega valores, contribui para as pessoas serem mais seguras, para terem vínculos e dá sensação de pertencimento. O Niterói Rugby por ser tão antigo e tradicional, por carregar o nome da cidade, eu acho que seria muito legal ter uma chance maior de impactar nossa cidade.”, completou Pedro.


No último mês, o time masculino de handebol de praia chegou à final da 1ª etapa do Campeonato Brasileiro e foi campeão. O atleta Davi Faria destacou a importância desse início vitorioso: “Foi uma imensa alegria e sensação de orgulho por todo o trabalho que fizemos durante os treinamentos, mas foi só o início da temporada.” Ainda segundo o atleta, sua melhor experiência no clube foi em janeiro de 2022, na última etapa do Brasileiro de 2021 em Matinhos-PR. Davi disse que foi o primeiro campeonato após a pausa da pandemia e mesmo com todas as dificuldades, eles foram campeões. Os time de rugby também são muito expressivos no cenário nacional. O time feminino, conquistou nos últimos

dez anos todos os campeonatos estaduais que jogou e dois campeonatos brasileiros. O treinador do time feminino, Pedro Luís, salientou que os times vêm evoluindo e melhorando

cada vez mais.


Os 50 anos do clube marcam uma história de vitórias em campo e fora, já que para seus atletas o Niterói Rugby é mais do que uma agremiação esportiva. “Pra mim ele é um ambiente em que posso extravasar minhas emoções e aproveitar um tempo de qualidade com ótimas companhias durante a semana. Claro que pra isso acontecer tem que rolar certo sacrifício, até porque é um treino para alta performance, mas as portas que ele abre compensam tudo, ainda mais dando boas risadas com a rapaziada.”, declarou João Vitor.


Relatos de atletas que consideram o Niterói Rugby mais que apenas um time são comuns, alguns destacam como o clube é uma família, uma válvula de escape da vida cotidiana, um ambiente descontraído e uma porta de entrada para grandes oportunidades. “O clube me fez conhecer pessoas incríveis que viraram amigos pessoais e lugares do Brasil que não iria

conhecer tão cedo.”, completou Davi.





Davi Faria e João Vitor, jogadores de handebol de praia do Niterói Rugby




“O Niterói Rugby é a minha vida, onde tenho minhas maiores amizades, onde conheci minha esposa, é o esporte que eu amo e o que me motivou a fazer o curso de educação física que hoje sou formado. É o que me incentiva a seguir treinando, com bons hábitos alimentares, a seguir me cuidando.”, considera Pedro Luís. O Niterói Rugby se sobressai pela sua história tradicional e vitoriosa, mas também pela relação boa entre atletas, treinadores e administradores e pela busca de crescer cada vez mais no cenário esportivo brasileiro. Vale lembrar que o clube faz treinos experimentais regularmente que são sempre

divulgados em sua conta do instagram.

Comentários