Paulo Gustavo: muito mais que uma peça.

Do palco ao coração de Niterói


2 anos após a morte do ator Paulo Gustavo, seu legado em sua cidade natal, Niterói, continua presente através de homenagens.


Por Evelyn Saminey


Nossa homenagem ao humorista Paulo Gustavo · Glow News

Foto 1: matéria em homenagem ao ator Paulo Gustavo globo news https://www.glownews.com.br/noticias/famosos/morre-o-ator-paulo-gustavo-confira-nossa-homenagem-ao-humorista.html

Reprodução: Davi Dias


No dia 04 de maio, completaram-se dois anos desde a morte de Paulo Gustavo: ator, humorista, diretor, roteirista – e até mesmo cantor –, que conquistou o coração de milhares de brasileiros. Seja no teatro, TV, cinema ou por trás das câmeras, seu astral e alegria eram contagiantes. Relembre a trajetória dessa estrela tão querida entre familiares, amigos e fãs e confira sua marca e o seu legado que permanecem na cultura brasileira.


Nascido em Niterói, no ano de 1978, o ator se formou na Casa das Artes de Laranjeiras, onde contou com o apoio de sua família para arcar com os custos do curso. A sua primeira vez subindo em um palco foi em 2004, durante uma temporada da peça "Surto", e ali foi criada a Dona Hermínia: personagem que mudaria sua vida. Mas foi no dia 04 de maio de 2006 que ele brilhou exclusivamente em um palco só seu, estreando com "Minha mãe é uma peça", sucesso que chegou às telonas de cinema em 

2013, seguido por duas continuações, sendo posteriormente muito bem recebidos também nas telinhas de TV. A arte refletiu na realidade e muitas famílias se identificaram com os conflitos e histórias abordadas nos filmes.




Apartamentos à venda na Travessa Coelho Gomes em Niterói | Chaves na Mão

, em Icaraí.

Foto 2: Travessa Coelho Gomes, onde Paulo Gustavo morava, em Icaraí.

Reprodução: Evelyn Saminey.


Suas últimas apresentações no teatro foram em 2019, com a turnê que rodou o Brasil, “Filho da Mãe”, onde se juntava com Dona Déa Lúcia para cantar – realizando o sonho dela – e contar histórias de sua família.


15 anos depois de sua estréia solo, no dia 04 de maio de 2021, o país se chocou com a notícia de sua morte. Aos 42 anos, Paulo Gustavo sofreu complicações em decorrência da COVID-19, durante a pandemia. Sua missa de 7º dia foi realizada no maior ponto turístico do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor.


“Foi muito impactante, né?! Essa pandemia pegou todo mundo de surpresa. [...] Foi muito triste, porque a gente acompanhava quando tinha estabilidade no quadro dele. Então, quando ele tinha uma melhora, a gente falava ‘opa, que bom', mas infelizmente… foi muito triste", declara Jorge Luís Quintanilha, atendente da confeitaria Beira Mar, que era bastante frequentada por Paulo Gustavo.


Diante de muita comoção, a sua cidade natal se destacou entre as homenagens, começando pela a mudança do nome de uma das principais ruas de Icaraí para “Rua Ator Paulo Gustavo", onde se localiza a confeitaria Beira Mar. Dando passos mais largos, uma estátua do ator com sua personagem, Dona Hermínia, se encontra ali perto, no Campo de São Bento. “Foi extraordinário. Merecido. É uma forma de homenagear todas as vítimas que sofreram na pandemia.”, afirma Jorge Luís Quintanilha.


Niterói instala placas da Rua Ator Paulo Gustavo, em homenagem ao humorista

Foto 3: Placa da Rua Ator Paulo Gustavo – em frente a confeitaria Beira Mar;








Foto 4: Estátua de Paulo Gustavo e Dona Hermínia no Campo de São Bento, inaugurado em 2021 em Icaraí.

Reprodução: Evelyn Saminey.


“O Paulo parecia ser uma pessoa pura de coração, que não merecia ter morrido, poucas pessoas nascem com a enorme felicidade que ele carregou e que fez contagiar em muitos sorrisos. Toda homenagem para ele é digna de comemoração, e para ele não ser lembrado de uma forma triste”, afirma Monica Almeida, moradora de Niterói.


Já para todo o estado do Rio de Janeiro, foi instituído o ‘Dia estadual do Humor’ no dia 30 de outubro de 2021, fazendo memória a data de seu nascimento. E, pouco tempo depois, em março do ano seguinte, a Lei Paulo Gustavo foi aprovada no Senado Federal e lançada recentemente, no dia 11 de maio. A lei foi inspirada nas ações do humorista durante a pandemia, que dava apoio para a sua equipe de produção cultural, que passou por dificuldades financeiras na época da Pandemia Mundial. Portanto, o papel e o intuito desta lei é gerar renda e apoio para amparar esse setor.


Por fim, para celebrar sua vida, a escola de Samba da São Clemente fez um desfile inteiro em homenagem ao artista, quando as coisas começaram a se normalizar em relação à pandemia. A escola lembrou de todo o percurso do ator desde sua infância até o ponto mais alto de sua carreira, contando com os familiares e muitos amigos de Paulo, incluindo uma homenagem aos seus filhos, Gael e Romeu.


No dia 05 de maio deste ano, um dia após a marca de dois anos da morte de Paulo, foi declarado oficialmente o fim da pandemia mundial de COVID-19. E claro que podemos lembrar dessa grande estrela que tanto conscientizou o país durante os períodos de quarentena e lutou por sua vida e carreira.


“Ele passava aquela imagem da mãe preocupada com os filhos. Ele era o tipo de mãe preocupada. [...] Pelo filho que ele era, pela pessoa que ele era” 

Jorge Luís Quintanilha, atendente da confeitaria Beira Mar.


“Alegria. Ele parecia, pelo convívio como fã de seu trabalho, ser uma pessoa tão alegre e tão boa para sua família e amigos, que mesmo os fãs e admiradores dele se alegravam e se sentiam parte de sua vida com o humor que ele carregava”

Monica Almeida, moradora de Niterói.


Paulo foi muito grato à toda a equipe de saúde que esteve ao seu lado em seus últimos momentos de vida. A mensagem que fica é que devemos ter gratidão por termos sobrevivido para contar essa e muitas outras histórias e que sempre devemos nos cuidar e cuidar do próximo. Contudo, também devemos aproveitar cada minuto de nossas vidas e rir, pois “Rir é um ato de resistência”.



Comentários