por Núbia Xarife
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Fonte: coluni.uff.br |
A instituição Educação Infantil do Colégio Universitário, antiga Creche UFF, completa vinte e dois anos de existência em outubro. Criado a partir de um projeto de extensão, o trabalho tomou grandes proporções e se tornou uma instituição federal. Com cerca de trinta funcionários, a equipe atende quase sessenta crianças, com idades entre dois e cinco anos e onze meses. As aulas funcionam de oito da manhã as três e meia da tarde.
No início das atividades, o trabalho era realizado através de profissionais e estudantes de Educação e Psicologia da Universidade Federal Fluminense, além de técnicos da rede municipal da cidade de São Gonçalo. As primeiras crianças atendidas eram filhos de universitários. Após regulamentação, a entrada de profissionais passou a ser por concursos, tendo o start em 2014, assim como a matrícula dos pequenos que acontece por intermédio de sorteios entre inscrições realizadas no site da instituição. Com o fim da primeira fase de ensino, as crianças são direcionadas ao Colégio Universitário. A equipe atual é formada por profissionais da pedagogia, serviço social, nutrição, bibliotecários, enfermagem e educação física, além de estagiários e trabalhadores terceirizados que atuam na limpeza e na alimentação.
Foto: Karine Bitenbender
As atividades têm o total de sete horas e meia. A creche possui quatro turmas de no máximo quinze crianças cada. O cronograma do dia funciona com uma professora responsável pelas aulas gerais, que os acompanha em todo momento, e também com outras oficinas e idas à biblioteca do local. Dentre as oficinas estão artes, educação física, capoeira e, a partir do próximo ano, a oficina de música. O local possui um almoço self-service.
Foto: Núbia Xarife
A coordenadora Ana Cristina informou que a instituição atende crianças diagnosticadas com autismo. Ela diz que “tem sido um grande desafio. Não basta colocar na instituição, precisa ter estudo e atenção de todas os setores que a criança está”. De acordo com Ana, os pequenos que chegam à creche são abraçados e introduzidos nas atividades e brincadeiras sempre com total atenção a elas. A professora ainda conta com a ajuda de um mediador que a acompanha nos seus deveres, inclusive na sala de aula.
Foto: Karine Bitenbender
Os assuntos abordados são formados a partir das necessidades das crianças, visando acrescentar ideias novas e ampliar conhecimentos já adquiridos. Ana acrescenta que o trabalho “vai além das crianças, porque funciona com estágios, trabalhos de extensão e pesquisas”. O serviço é feito de forma coletiva com o intuito do melhor resultado para todos, sejam alunos, pais ou professores.
- alteração do título "Creche UFF " para "Conheça o trabalho da creche UFF"
ResponderExcluir-Acréscimo de duas vírgulas no primeiro período "(...) , antiga creche UFF, (...)".
-Acréscimo de vírgula depois de "extensão,"
-Acréscimo de vírgula depois de "crianças, "
- Substituição de "a" para "e" em: "(...) idades entre dois e cinco (...)"
- 2° parágrafo:
-substituição do artigo "o" pela preposição "No" em "No início (...)"
-Acréscimo de vírgula depois de "atividades, (...)"
-Acréscimo de vírgula depois de "ensino, (...)"
-substituição de "profissionais na educação (...)" por " profissionais da pedagogia (...)"
-Acréscimo de plural na forma verbal "As atividades têm (...)"
- 3° parágrafo:
-alteração em "(...) autismo, diz que (...)" para " (...) autismo. Ela diz que (...)"
-Acréscimo de vírgula
"(...) em todo momento, e também "
-substituição de "O almoço é consumido no local com ideia de self-service (...)" por "O local possui almoço self-service."
-acréscimo de vírgula depois de "De acordo com Ana, (...)"
-substituição em "Ademais, da professora, um mediador a acompanha (...)" por "A professora ainda conta com a ajuda de um mediador (...)"
Gostei das alterações.
ResponderExcluirA única coisa que me incomoda é que o título ficou maior que o subtítulo. Não sei se está errado, mas acho que seria melhor trocar a ordem das frases. O título ser o substituto e vice versa.