Faculdade de veterinária compartilha projetos de extensão com crianças


Em sua terceira edição, evento aproxima a comunidade dos conhecimentos

por Mariana Moura

Foto: Mariana Moura

A faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF) apresentou no sábado, 29 de setembro, a iniciativa Ações de Extensão em Medicina Veterinária. O evento teve como objetivo derrubar os muros da instituição e conectá-la à comunidade, compartilhando os conhecimentos adquiridos a partir de 21 projetos participantes.

A aproximação desejada aconteceu com práticas para crianças. Toda a programação do evento foi conduzida compreendendo a dinâmica do seu público alvo. Era possível observar estandes que informavam as pessoas a partir de jogos da memória, livros em animações, brincadeiras com animais de pelúcia, teatro e visitas didáticas aos laboratórios. A coordenadora do evento, Shihane Mohamad, defende que “A criança é disseminadora” e entende que informação é efetivamente sustentada ao ser transmitida aos mais jovens. 

Foto: Mariana Moura

O evento teve início no ano de 2018, sendo realizado em duas datas – em maio e setembro. Contudo, apesar da vontade dos colaboradores em manter esse cronograma, o projeto continuou em 2019 com apenas uma versão. Shihane afirma que ela adoraria ter duas edições por ano, porém a política de corte de gastos do Ministério da Educação atrapalhou a realização. “A verba esse ano foi zero. Os cortes de gastos acabam restringindo a rotina da faculdade […] isso tudo foi feito do bolso de cada um.”

Foto: Mariana Moura









Com tendas emprestadas e impressões feitas em casa, os organizadores contaram com ajuda de professores, estudantes e voluntários para apresentar e entregar os resultados. A partir de projetos sobre higiene pessoal, anatomia animal, prevenção e contaminação de doenças. As apresentações foram bem-sucedidas apesar dos empecilhos e, de fato, determinaram uma aproximação da faculdade com o público externo.

No final da programação, as crianças, após visitarem todos os projetos participantes, ganhavam diplomas que as reconheciam como médicas veterinárias mirins. A coordenadora comemora a realização do projeto e finaliza destacando a importância de eventos como esse “do que adianta a gente fazer um projeto de extensão e não apresentar para a sociedade? Ele deixa de ser extensão.” 

Comentários

  1. Houve uma adaptação no subtítulo pelo editor chefe, ele sintetizou e deixou mais objetivo o enunciado.
    Fiz uma alteração de vírgula no último parágrafo e acrescentei o artigo "a" antes de "realização do projeto".

    ResponderExcluir

Postar um comentário